sábado, dezembro 03, 2016

Dia do Samba promete agitar Praça de Eventos do Galera neste final de semana em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela realiza neste final de semana (3 e 4/12) o “Dia do Samba”, na Praça de Eventos e Lazer do Galera, no bairro Água Branca, celebrando também os 100 anos de existência do ritmo mais popular do país.
O evento terá início às 17h30 deste sábado (3/12) com a apresentação dos pavilhões das escolas de samba de Ilhabela e blocos carnavalescos. Em seguida será realizado o Concurso da Corte Momesca, que escolherá o Rei Momo, Rainha do Carnaval e Princesa.
À noite começam as apresentações musicais com a Super Bateria da Ilha, composta por mestres e diretores das baterias de Ilhabela, sendo conduzidas pelo Mestre Baggio; apresentação das rainhas das escolas de samba de Ilhabela; homenagem as personalidades do samba em Ilhabela; apresentação do grupo de maracatu “Batuki Kianda” e encerrando a noite, show com a banda Quesito Melodia, composta por renomados intérpretes de São Paulo.
No domingo (4/12), a festa começa às 17h, com a roda de samba “Batucada dos Mestres”, tendo em seguida o cerimonial com a apresentação das agremiações individualmente. Logo após, as escolas de samba de Ilhabela apresentam seus enredos para 2017, além das baterias, rainhas, passistas, baianas, casais de mestre sala e porta-bandeira e a ala musical. Fechando a programação, será realizado o show “Tupiniquim” – 100 anos de Samba”.
O Dia do Samba é promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura, Fundação Arte e Cultura de Ilhabela e a Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela.
Dia do Samba
O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro, onde se celebra esse ritmo musical criado no Brasil e que é tido como forma de expressão em diversas regiões. É conhecido mundialmente como símbolo da música brasileira.
Apesar de ser extremamente popular em muitas regiões do Brasil, a origem do samba como Bahia e São Paulo, este gênero de música está muito ligada ao Rio de Janeiro, onde nasceu por volta do final do século XIX e começo do século XX.
A data de 2 de Dezembro foi escolhida como o dia do Samba pois foi nesse dia que o famoso compositor Ary Barroso, um dos mais famosos compositores de samba da história, visitou pela primeira vez Salvador na Bahia.

Programe-se:
3/12 (SÁBADO) – 19h30
  • Início do Cerimonial
  • Apresentação dos pavilhões das Escolas de Samba
e Blocos Carnavalescos
  • CONCURSO DA CORTE MOMESCA 2017
  • Apresentação da ‘‘Super Bateria’’ de Ilhabela
(Composta por mestres e diretores das baterias de Ilhabela
e conduzida pelo mestre Baggio)
  • Apresentação das rainhas das Escolas de Samba de Ilhabela
  • Homenagens as personalidades do samba de Ilhabela
  • Apresentação do Grupo de Maracatu ‘‘BATUKI KIANDA’’
  • SHOW – BANDA QUESITO MELODIA – (Composta por renomados
intérpretes da cidade de SP)

4/12 (DOMINGO) – 17h
  • Roda de Samba ‘‘Batucada dos Mestres’’
  • Cerimonial (apresentação das agremiações, individualmente)
  • Shows com as baterias, rainhas, passistas, baianas, casais de mestre sala
e porta bandeira, ala musical e apresentação dos sambas enredos 2017
  • SHOW – TUPINIQUIM – 100 anos de samba
(Tocando, cantando e contando a história do samba)

PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...