quinta-feira, dezembro 29, 2016

Caraguá ganha marco alusivo à cultura da paz

Fotos: Luís Gava/PMC


O Arco da Paz “Thomaz Rodrigues Alckmin” foi inaugurado na terça-feira (27), no Massaguaçu, em Caraguá. A data (27 de dezembro) também marcou a criação do Dia Municipal da Paz. A escultura foi construída na praça localizada no final da orla do Massaguaçu, compondo as obras de reurbanização e recuperação da praia.


  



A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito Antonio Carlos; do vice-prefeito Antonio Carlos Junior; do deputado federal Eduardo Cury; dos vereadores Celso Pereira e Wilma Teixeira; dos padres Claudio Rodrigues da Silva e Vladimir Ferreira Coelho; além de secretários municipais e moradores. O governador Geraldo Alckmin e a primeira-dama, Lu Alckmin, não compareceram à homenagem ao filho, Thomaz, em função de um compromisso previamente agendado.
 
De acordo com o prefeito Antonio Carlos, o Arco da Paz “Thomaz Rodrigues Alckmin” tem o objetivo de promover práticas solidárias de tolerância, amor à verdade e convivência pacífica no âmbito municipal “É um instrumento institucional que contribuirá com a consolidação da Cultura de Paz em Caraguatatuba.”
 
O monumento – O projeto foi uma adaptação do Marco da Paz, escultura existente em diversas cidades do mundo, conforme explica o arquiteto César Abboud, responsável pela obra, juntamente com o secretário municipal de Obras, eng. João Alarcon. A frase: “Quem ama Deus fala a verdade”, inscrita no monumento, é uma adaptação do versículo bíblico 1 João 4.20.
 
Dia Municipal da Paz

Instituído pelo Decreto nº 601, de 26 de dezembro de 2016, o Dia Municipal da Paz tem como objetivos: recolher-se para um momento de reflexão e oração voltadas para busca da verdade, da prática do amor e do perdão; buscar a compreensão, a tolerância, a solidariedade e a fraternidade; estabelecer a comunicação participativa e o livre fluxo de informação; incentivar as comunidades, entidades religiosas e sociais e toda a população a maximizar boas práticas que promovam a construção da Cultura de Paz; estimular a fortalecer a criação ou a adesão a programas, projetos e ações já existentes no Município de Caraguatatuba, que promovam boas práticas e a prevenção à violência; e reconhecer o envolvimento e a prática dos princípios da Cultura de Paz, fortalecendo as relações interpessoais.

O homenageado
Filho do governador Geraldo Alckmin e de Dona Lu Alckmin, Thomaz Rodrigues Alckmin nasceu em Pindamonhangaba em 6 de abril de 1983. Iniciou seus estudos no colégio Ápice, em Pindamonhangaba, seguidos no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Brasília, e completados no Colégio Santa Cruz, em São Paulo.  O amor pelos animais e pela natureza somava-se à paixão pela mecânica desde a infância e o acompanharam por toda a vida.

A prática do motocross, que o levava com frequência à sua cidade-natal, exigia um nível extremo de controle, força, resistência e reflexo, levando-o a adquirir habilidade adicional no reparo e na montagem de motores, que ele apreciava fazer livre de qualquer obrigação.

Na aviação, realizou-se profissionalmente e abraçou a carreira de piloto com aplicação e entusiasmo. A ela se dedicou com seriedade e compromisso profissional, aprimorando-se a cada etapa vencida de um longo processo de treinamento e formação, que o habilitou a pilotar diversos modelos de aeronaves.

 
Na juventude, Thomaz Alckmin foi um frequentador assíduo da Praia do Massaguaçu. Carinhoso e alegre, é assim que seus familiares e amigos o descrevem e dele gostam de se lembrar com enorme saudade. Foi assim que, ao longo de sua curta, mas intensamente realizada vida, procurou seguir o conselho que o avô paterno lhe dera ainda na infância. Viveu para ser bom.

Faleceu em 2 de abril de 2015, deixando esposa, Taís Fantato, e duas filhas: Isabella, de 10 anos, e Júlia, de apenas 30 dias.
  

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...