terça-feira, dezembro 27, 2016

Distribuidoras aumentam em 45% a carga de energia elétrica no litoral


Medida visa dar conta do aumento do consumo durante a temporada de férias

Com a temporada de férias de verão, a população dos municípios do litoral paulista costuma aumentar consideravelmente de tamanho. Consequentemente, o consumo de energia também sobe.

Para dar conta das necessidades, a Companhia de Transmissão Elétrica (CETEEP) e distribuidoras, com o apoio da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia Elétrica), desenvolvem até 6 de março o Plano Verão.


Durante o período, a carga elétrica passa a ser 45% maior do que a normal, indo de 1.221 MVA para 1.775 MVA. Em algumas cidades, a carga pode aumentar ainda mais, dependendo da ocasião. Em Bertioga, por exemplo, a elevação será de 200% no Réveillon, em comparação com a carga média de dezembro.


O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, informa que este ano, para contribuir ainda mais para a confiabilidade do sistema, a região conta com a nova linha de transmissão São José dos Campos-Paraibuna em 138 KW e a conversão da linha de transmissão Paraibuna-Caraguatatuba de 88 KW para 138KW.


A CETEEP, em conjunto com a CPFL, manterá um helicóptero estacionado na Baixada Santista para atendimento no litoral paulista durante os feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval. A empresa responde pela transmissão de energia das distribuidoras e manterá equipes de operação e manutenção de sobreaviso, além de técnicos, engenheiros e materiais para atender emergências durante a temporada de verão.


Atendimento

Além do aumento da carga elétrica, as distribuidoras que atendem os diferentes municípios do litoral adotaram providências para garantir o fornecimento de energia, durante a temporada de verão. Confira a área de atuação de cada uma e saiba como entrar em contato, em caso de interrupção do serviço.


EDP Bandeirante - atende as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. No período, aumenta em 35% o efetivo de equipes para atender a demanda. O atendimento local ao consumidor é feito pelo 0800 721 0123 e por SMS. Acesso ao serviço pelo celular por mensagem de texto para o número 33777 com a palavra energia e o número da ligação.


Elektro - a maior distribuidora do litoral atende a 11 cidades (Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, parte do município de Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba). Segundo a empresa o consumo de energia em sua área de atendimento aumenta em 117% na temporada, passando de 243 MVA para 528 MVA, chegando a 660 MVA no dia 31 de dezembro.
A empresa adotou providência para aumentar a confiabilidade do sistema, entre elas, o emprego de substações móveis, instalação de equipamentos, como espaçadores de rede primária e substituição preventiva de transformadores, e reforço de atendimento de emergência. Para comunicar eventuais falhas nas redes, o consumidor deve ligar para o 0800 701 0102.


CPFL Piratininga - a distribuidora atende os municípios de Santos, Cubatão, São Vicente e Praia Grande. Mantém 243 equipes para garantir o restabelecimento de energia em caso de interrupção e reforço de mais 75 equipes terceirizadas que atuam em obras de melhoramento e construção de redes de distribuição de energia elétrica em apoio a situações de contingência. Investiu na manutenção, modernização da rede e instalação de novos equipamentos. Atende pelo 0800 010 25 70.


Outras regiões
Ampliação de equipes técnicas de atendimento, aperfeiçoamento dos sistemas de contato com os clientes e modernização dos equipamentos e tecnologia utilizada no monitoramento de ocorrências, estão entre as providências adotadas para a Região Metropolitana de São Paulo e outros municípios do Estado. O planejamento foi preparado principalmente para dar conta das ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, em função da ocorrência de chuvas no período.


SERVIÇO
Elektro
0800 701 0102
SMS: 26655


EDP Bandeirante
0800 721 0123
SMS: 33777


CPFL Piratininga
0800 010 2570
SMS: 27304


Do Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...