quarta-feira, dezembro 21, 2016

Alunos de Caraguá fazem mapeamento de aves nas praias do município

Fotos: Divulgação/PMC

A ação dos estudantes do Centro Universitário Módulo foi executada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente

Alunos do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas (bacharelado) do Centro Universitário Módulo promoveram o levantamento de avifauna (conjunto de aves de uma região) nas praias do Camaroeiro, Centro, Indaiá, Aruan, Palmeiras, Romance e Porto Novo, em Caraguá. O mapeamento registrou a presença de 32 espécies nesses locais. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caraguá.

O levantamento foi realizado durante o mês de setembro de 2016, e consistiu em quatro coletas aleatórias, nos horários das 7h às 9h e das 16h às 18h, nas praias da região central. A pesquisa catalogou espécies como a coruja-buraqueira, carcará, bem-te-vi, graça branca (grande e pequena), quero-quero, biguá, urubu, entre outras.
Além do mapeamento das aves, o trabalho dos universitários teve como objetivo verificar a existência de tocas de corujas para futura sinalização e a presença delas no local; descarte de lixo e análise qualitativa dos resíduos; e identificar nas praias catadores de corrupto (crustáceo cavador utilizado como isca).
Participaram da pesquisa acadêmica, os estudantes Aline Rafaiane dos Santos Peres, Anna Katharina Gleinig Oliveira, Diego França de Avelar, Eduardo Braga Martins de Souza, Flavia Cristina Ribeiro Santos, Jéssica da Silva do Carmo, Lucas de Souza, Michael Douglas Borges, MichelleTaynáGaruti Gomes, Ramon Cavalcante Nunes, Raul David Siqueira Souza, Sara Rodrigues Costa Ferreira e Tamires Ferreira Lima; sob a supervisão da coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Solange Maria Franco de Vasconcelos, e apoio da secretária adjunta de Meio Ambiente, Natalie Pereira Cardozo.   
  
Em 2017, o grupo planeja avaliar o impacto ambiental na Praia do Centro, em conjunto com o Instituto Sócioambiental.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...