quarta-feira, dezembro 21, 2016

Polo Cultural e Educacional “Professora Eloiza Andrade Antunes” é inaugurado em Caraguá


  Fotos: JC Curtis/Fundacc
 
 
O novo prédio acolhe a sede administrativa da Fundacc, o Auditório “Maristela de Oliveira”, a Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt”, a Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” e o Arquivo Municipal 
“Arino Sant'Ana de Barros”
 
Foi inaugurado na última sexta-feira (16/12), no Centro de Caraguá, o Polo Cultural e Educacional “Professora Eloiza Andrade Antunes”, com mais de 1.300m² de área construída e 600m² revitalizados. O novo prédio acolhe a sede administrativa da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), o Auditório “Maristela de Oliveira”, a Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt”, a Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” e o Arquivo Municipal “Arino Sant'Ana de Barros”.
Além de amigos e familiares da homenageada, a cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Antonio Carlos da Silva Junior; dos secretários municipais; da vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Vilma Teixeira de Oliveira Santos; do fundador e ex-presidente da Fundacc, Dr. Pedro Norberto; e do padre Alessandro Henrique Coelho, pároco da Capela de Nossa Senhora Aparecida, de Ilhabela; entre outras autoridades. A inauguração contou também com a participação da Banda Municipal Carlos Gomes, sob regência do maestro Jesus Salatiel.
Na ocasião, o vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Junior realizou a entrega das passagens às bailarinas Samantha Delfino e Ysadora Dias, selecionadas para participar do Festival Tanzolymp, evento internacional, que será realizado em fevereiro de 2017, em Berlim, na Alemanha.
O Polo Cultural e Educacional “Professora Eloiza Andrade Antunes” está localizado na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661.

Homenagem
Eloiza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, nascida em Cunha/São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1947, filha de Virgilio de Oliveira Andrade e Tereza Monteiro de Andrade, compõe uma família numerosa de 08 irmãos. Casada com Homero Antunes de Oliveira, tem 3 filhos e 5 netos.Sempre se dedicou à educação e à cultura. Tendo iniciado sua vida profissional no Magistério, sua formação acadêmica, se reporta a vários títulos, entre os quais: graduação em Pedagogia, graduação em Direito – Ciências Jurídicas e Sociais -, graduação em Educação de Excepcional e pós-graduação em Gerente de Cidade, além de muitos outros cursos ligados a língua e literatura Portuguesa, que estabeleceram sua intimidade com as técnicas de redação e gramática de nosso idioma.Exerceu, entre outros cargos, o de professora estadual, professora no município de São Bernardo do Campo/SP, professora no Colégio Módulo e Colégio Objetivo, Gerente Administrativo na Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba e Chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.Ocupou a presidência da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba interinamente de 4 de janeiro de 1999 até sua nomeação em 14 de abril de 1999, ocupando a presidência da instituição até 6 de março de 2007. Foi nomeada novamente como presidente em 1º de janeiro de 2009, ocupando o cargo até janeiro de 2011.

Recebeu o título de Cidadã Caraguatatubense em 17 de novembro de 2004, o título Mérito Caiçara em 2010, pelos serviços prestados à cultura do município de Caraguatatuba e homenagem da Ordem dos Músicos - OMB em setembro de 2010. Foi membro de diversos Conselhos Municipais.Atualmente é presidente do Fundo Social de Solidariedade desde 08 de novembro de 2011 e Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal de Caraguatatuba.A Prof.ª Eloiza é reconhecida por todos pelo trabalho realizado na cultura e na educação. Sua dedicação profissional transformou não somente a FUNDACC, reestruturando-a e fazendo com que crescesse e se tornasse o que é atualmente, mas transformou a Cultura do município de Caraguatatuba, sendo hoje uma referência como administradora/gestora administrativa e cultural.

Sobre o novo prédio
A transferência da Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” do Polo Cultural “Professora Adaly Coelho Passos” para este novo local, visa a ampliação do número do público atendido, trazendo mais visibilidade ao representativo acervo artístico, que hoje conta com mais de 14 mil livros, além de CDs e DVDs sobre temas ligados à cultura e à arte, gibis e discos em vinil de clássicos da música nacional e internacional.






O Auditório “Maristela de Oliveira”, com 144 lugares, recebe apresentações de espetáculos teatrais, de dança e de música de câmara, pocket shows, projeções e cursos e oficinas da FUNDACC. O espaço climatizado conta com recursos técnicos adequados e é indicado para apresentações intimistas. Todo ano 150 agendamentos são realizados, recebendo um público de mais de 20 mil pessoas.
O Arquivo Municipal "Arino Sant'Ana de Barros" tem como função principal a guarda permanente de documentos públicos municipais com valor de prova, informação e histórico, e de difusão de conhecimentos arquivísticos e da história do município.
A sua nova sede conta com um laboratório para triagem, tratamento e higienização de acervos documentais e bibliográficos, e organização documental; amplo espaço para guarda permanente de documentos públicos municipais de valor histórico; espaço de audiovisual; um centro de documentação; recepção e ampla área para pesquisa histórico-cultural, desenvolvimento de projetos e educação patrimonial; totalizando 100 metros lineares de documentos catalogados.
A Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt” possui um acervo com mais de 20 mil obras e cerca de 5 mil usuários em seu cadastro. Em 2016, a biblioteca foi contemplada no concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência de São Paulo, recebendo kits que ampliam o acesso e a acessibilidade às pessoas com deficiências visuais e auditivas. A biblioteca conta ainda, com um lounge que tem ao fundo uma obra da artista plástica Edna Lins.
Foram empregados os estilos: acadêmico, cubista e geométrico, revelando praias, peixes e casarios antigos e modernos, evidenciando o atual e o cosmopolita; o filho formado recendo um beijo de sua mãe; figuras elementares, que simbolizam o lado lúdico do município; e livros para ilustrar a importância da leitura e da pesquisa na vida do cidadão caraguatatubense. Em primeiro plano, os pescadores enaltecendo a cultura caiçara e os saberes.

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...