sábado, dezembro 31, 2016

Exposição “Anjos e Santos” segue no Museu de Arte e Cultura de Caraguá até janeiro

Fotos: JC Curtis/Fundacc

A mostra apresenta mais de 70 peças modeladas em argila 
com pintura guache e tinturas de artesanato
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta até o dia 15 de janeiro, a exposição de artesanato “Anjos e Santos”. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h às 22h. A entrada é franca. 





A mostra apresenta mais de 70 peças modeladas em argila com pintura guache e tinturas de artesanato, não queimadas, produzidas por Dona Lili Figueira (já falecida) e seus filhos: Benedita Francisca dos Santos, José Donizetti dos Santos, João Dimas dos Santos, Benedito Domingos dos Santos e Fátima Aparecida dos Santos. Algumas obras são conjuntos que formam presépios em peneiras.
Os filhos de Lili aprenderam com a mãe a arte de modelar em barro, exaltando a importância que cada figura tem, representando assim, uma história, um enredo, um sentido de existir.
O MACC está localizado no Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883.9980.

Exposição “Anjos & Santos”
Dona Lili Figureira nasceu na Fazenda do Quilombo, em Taubaté, no ano de 1918. Foi educada dentro dos princípios caipiras e era muito querida de sua família, especialmente de seus avós. Quando criança aprendeu com a avó Porcina, que fazia panelas de barro e potes para a serventia da casa, a modelar em argila. A primeira figura que fez foi uma galinha.
Esse foi um dos brinquedos de sua infância: modelar no barro as coisas que via ao seu redor. Lili foi crescendo e a vida foi tecendo infindáveis histórias que ela sempre gostava de contar.
Casou-se em 1950 e foi morar na roça, num lugar onde hoje é o Bairro Santa Inês. Lá criou seis filhos, aos quais passou o fascínio de modelar em argila. Seu marido também sabia modelar em barro, embora seu trabalho não lhe permitisse muito tempo livre para isso. Os filhos de Lili Figueira aprenderam com a mãe a arte de modelar em barro, sabendo que cada figura tem que ter uma história, um enredo, um sentido de existir.
Hoje continuam a fazer figuras, cada um no seu estilo, mas guardando de Dona Lili essa verdade: cada figura precisa ter uma história, um significado, para não ser apenas mais uma, mas ser única.

Texto de José Donizetti dos Santos (Filho de Lili Figueira) 

Exposição “Anjos e Santos”
Até 15 de janeiro 
MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Entrada Franca
Visitação: De terça a domingo, das 14h às 22h


Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...