sábado, dezembro 31, 2016

Fundacc realiza encerramento das Oficinas Culturais


Fotos: JC Curtis/Fundacc


Anualmente, 65 artistas-orientadores atendem
aproximadamente 8 mil aprendizes em 9 espaços

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realizou durante os meses de novembro e dezembro o encerramento das Oficinas Culturais, oferecidas gratuitamente em 9 espaços, distribuídos de norte a sul do município, para o público de todas as idades, democratizando e garantindo, o acesso à arte e à cultura. Anualmente, de março a junho e de agosto a novembro, 65 artistas-orientadores atendem aproximadamente 8 mil aprendizes.







No segundo semestre de 2016, foram realizadas aulas de 30 modalidades diferentes, nas áreas de Artes Plásticas, Artesanato, Teatro, Ecologia, Literatura, Folclore e Tradições Populares, Dança, Música e Cine-Foto-Vídeo no Centro Integrado de Ações Sociais do Perequê-Mirim (CIASC); Centro Cultural Benedito Estevam do Carmo, no Travessão; Centro Comunitário e Cultural “José Agostinho de Souza”, no Morro do Algodão; Centro Cultural do Poiares; Centro Integrado de Ações Sociais da Ponte Seca (CIASC); Centro Comunitário e Cultural “Ricardo Timóteo do Rosário”, no Jardim Califórnia; Centro Cultural do Sumaré; Centro Cultural do Massaguaçu; e Teatro Mario Covas.
O encerramento de Música foi realizado em 7 polos, nas modalidades Violino, Cavaco, Teclado, Piano, Bateria, Canto e Violão. Foram 100 apresentações de 150 aprendizes para um público de aproximadamente 500 pessoas. Na área de Dança, mais de mil aprendizes, de 7 polos culturais e da Escola de Bailados, apresentaram-se em 7 sessões no Teatro Mario Covas, para um público de mais de 3.4 mil pessoas. As modalidades apresentadas foram Balé, Dança de Rua, Dança do Ventre, Dança de Salão e Jazz.A área de Folclore e Tradições Populares ofereceu em 6 polos, aulas de Capoeira e Danças Folclóricas. Foram 4 apresentações de encerramento de 200 aprendizes para um público de mais de 300 pessoas. O Teatro teve 20 apresentações de 350 alunos, incluindo o grupo da terceira idade e de teatro em libras, prestigiadas por mais de mil pessoas. A modalidade foi oferecida em 8 centros culturais.
Já a área de Artesanato ofereceu em 4 polos, aulas nas modalidades Artesanato em Fibra de Bananeira e Empapelamento, e na área de Artes Plásticas, em 6 polos, as modalidades Pintura em Tela, Desenho Mangá, Desenho Cartoon, Mosaico e Cerâmica Modelagem e Torno. O encerramento de Artes Plásticas e Artesanato foi marcado com uma exposição, realizada na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguá, na qual os alunos puderam expor suas obras, revelando o resultado do trabalho desenvolvido durante o semestre. As duas áreas somam mais de 400 aprendizes.  

Em 2016, um convênio firmado entre a Fundacc e a Secretaria Municipal de Educação, ampliou o atendimento de 9 para 16 escolas de ensino integral, Cides (Centros Integrados de Desenvolvimento Educacional) e Ciases (Centros Integrados de Ações Sócio-Educativas),oferecendo à crianças e jovens, atividades de qualidade que contemplam as mais diferentes expressões artísticas.

As Oficinas Culturais oferecidas pela Fundacc, fazem de Caraguatatuba referência em políticas culturais, voltadas para o fomento da formação por meio da arte, possibilitando a experiência, o aperfeiçoamento do fazer artístico e a troca dos saberes.
A Fundacc deseja a todos um próspero Ano Novo! Até 2017!

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...