sábado, março 16, 2013

Vereadores elegem presidência da Frepap- LN para biênio 2013/2014





Com a proposta de fortalecer as reivindicações e demandas dos municípios que compõem o Litoral Norte de São Paulo junto aos governos Estadual e Federal, foi eleita em reunião na Câmara Municipal de São Sebastião, nesta quarta-feira, 13, a nova diretoria da Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista (Frepap- LN) para o biênio 2013/2014. O vereador de Ilhabela, um dos responsáveis pela criação da Frepap em 2009 e presidente durante o primeiro biênio (2009/2010), Valdir Veríssimo de Assunção, voltou a assumir o cargo com votação unânime dos 21 vereadores presentes ao encontro representando os municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Bertioga. 
Fotos: Celso Moraes/ CMSS

Para a vice-presidência da Frepap foi eleito o presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Marcos Antonio Ferreira Tenório. A diretoria também é formada pelos seguintes parlamentares: Vilma Teixeira de Oliveira Santos (Caraguatatuba) como primeira-secretária; o presidente da Câmara Municipal de Bertioga, Luis Henrique Capellini, como 2º secretário; Reinaldo Alves Moreira Filho (São Sebastião) como 1º tesoureiro; Júlio Cezar Alves (Caraguatatuba) como 2º secretário e Claudinei Xavier (Ubatuba) na diretoria executiva. 

Para Valdir Veríssimo, foi importante a representatividade dos legislativos da região nesse primeiro encontro que contou com 21 dos 55 vereadores que representam os cinco municípios integrantes da Frepap. Ele destacou a importância da luta da frente para conquistas como foi “a questão do Hospital Regional, “que foi pleiteado junto ao Governo do Estado de São Paulo, na gestão anterior da Frente Parlamentar, e ninguém destaca isso”, disse Veríssimo. Hoje, o hospital é uma reivindicação consolidada faltando definir o local para sua instalação. Ele acredita que uma das questões mais relevantes que devem ser discutidas, entre tantas demandas da região, é a destinação final do lixo até porque há prazos para encontrar soluções determinados por legislações federais. 

Outra questão importante é lutar para que a Frepap tenha vaga no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para fortalecer a participação e as reivindicações da região junto ao Governo do Estado de São Paulo. A luta por essa cadeira no conselho é fundamental na opinião do presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Marcos Tenório, que ressaltou outros temas que merecem atenção especial da Frepap como movimento de fortalecimento político dos legislativos. 

“Um dos grandes problemas que nos atinge é a obra dos contornos. Estamos com a duplicação da Rodovia dos Tamoios, Contornos Sul e Norte que vão trazer movimento maior para a região do Litoral Norte. Temos o problema também de segurança e a questão principal do desemprego. Apesar de  algumas obras chegando na região, continuamos com um dos maiores índices de desemprego. E a pessoa desempregada tem problema com segurança, saúde, tudo influenciado pelo desemprego. Precisamos formar novos profissionais para que possamos usar essa mão de obra qualificada aqui na região”.



O tema segurança também foi citado pela vereadora de Caraguatatuba, Vilma Teixeira. “Ganhamos respeito no Governo do Estado e por isso podemos e devemos cobrar. Não quero ver mais Caraguá como destaque nas manchetes de jornais sobre violência”.



O vereador de Bertioga, Toninho Rodrigues, salientou a questão da regionalidade. “Precisamos ter maturidade para resolver questões regionais. Os egos não podem prevalecer”



O ubatubense Claudinei Xavier falou aos presentes que a Frente precisa pensarem 400 mil habitantes, estimativa da população geral das cinco cidades. “Com a Frente Parlamentar a recepção no gabinete dos deputados e outras autoridades é outra”.



Demandas



Após a posse da diretoria, foi definido que cada Câmara Municipal fará suas reuniões internas para  indicar os representantes de cada Legislativo nas comissões da Frepap que tratam de temas específicos da região como lixo, transportes, segurança, educação, saúde, meio ambiente, entre outros.  Também serão definidos os cinco diretores regionais, representando seus municípios, e debatidos os problemas a serem abordados pela Frente Parlamentar com as novas demandas.  A próxima reunião já tem data marcada: 17 de abril, a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Caraguatatuba.  Os encontros são mensais, toda terceira quarta-feira, e por rodízio das cidades integrantes. A participação é aberta ao público, o que é importante para divulgar e fortalecer os trabalhos em nível regional.



Participantes:



Ilhabela: Presidente da Câmara de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos e os vereadores Valdir Veríssimo de Assunção, Adilton Rocha Ribeiro, Onofre Sampaio Junior, Rita Janete de Oliveira Gomes e Thiago Santos Souza.



São Sebastião: Presidente da Câmara Municipal, Marcos Antonio Ferreira Tenório e os vereadores Ernane Primazzi, Reinaldo Alves Pereira Filho, Ercílio de Souza, Gleivison Henrique da Costa Gaspar, Solange Rodrigues de Araújo Ramos e Jair Pires.



Caraguatatuba: Wenceslau de Souza Neto, Elizeu Onofre da Silva, Júlio Cezar Alves, Renato Leite Carrijo de Aguilar e Vilma Teixeira de Oliveira Santos.



Ubatuba: Claudinei Xavier



Bertioga: Presidente da Câmara Municipal, Luis Henrique Capellini, e vereador Antonio Rodrigues Filho.

Fonte: CMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...