sábado, março 30, 2013

Presidente da Petrobras recebe prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo


A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, recebeu na noite desta quarta-feira (27/4) o prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo, na categoria Economia. O prêmio prestigia os brasileiros que mais contribuíram, com o seu talento e trabalho, para transformar o Brasil num país melhor. A cerimônia aconteceu no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Graça Foster dedicou o troféu a todos os funcionários da Petrobras. "Esse prêmio me faz a diferença de ser ainda mais dedicada a minha empresa. Trabalhar a favor da Petrobras é trabalhar a favor do Brasil", ressaltou a presidente. Agradeceu especialmente aos diretores da companhia, com quem trabalha em absoluta sintonia e parceria, reforçou. Estavam presentes à cerimônia os diretores Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa, de Exploração e Produção, José Miranda Formigli, e de Gás e Energia, José Alcides Santoro.

Para chegar aos vencedores de 2012, jornalistas de cada uma das editorias do Globo indicaram os três nomes que mais se destacaram nas páginas do jornal, pela atuação em suas áreas, por ajudarem a escrever a história do país ou por protagonizarem fatos importantes. Na página oficial do prêmio na internet, foi destacada a gestão comprometida da presidente Graça Foster: "Em seu primeiro ano à frente da Petrobras, a engenheira adota metas mais realistas de produção de petróleo, corta custos e passa a exigir prazos dos fornecedores". O texto cita ainda uma  frase da executiva: "Mergulhamos por inteiro dentro da companhia e olhamos nossas dificuldades de frente."

Graça Foster é petroleira há 33 anos. Assumiu a presidência da Companhia em fevereiro de 2012, onde desempenhou as funções de diretora da Área de Negócio de Gás e Energia da Petrobras, de presidente da Petrobras Distribuidora S.A. , de presidente da Petrobras Química S.A. e presidente da Petrobras Gás S.A. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Engenharia Química e Pós-Graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e com MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 2012, foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo dos negócios pela revista americana Fortune, com o primeiro lugar no ranking Global das executivas que atuam fora dos Estados Unidos, e figurou em outros dois rankings importantes:  foi apontada como a 20ª mulher mais poderosa do mundo e a terceira mais influente na categoria negócios pela Revista Forbes e está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo no ranking da revista Time. Recentemente, Graça Foster foi eleita uma das dez melhores gestoras do país, em pesquisa realizada pelo jornal Valor Econômico, e recebeu o prêmio Empreendedora do Ano de 2012 pela revista IstoÉ Dinheiro. 

Foto: Agência Petrobras
Em sua décima edição, o Prêmio Faz Diferença é iniciativa do jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e homenageou 17 personalidades, entre eles o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, o Capitão de mar e guerra Alexandre Feitosa, que coordenou a logística da primeira missão da ONU à Síria, o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, José Roberto Guimarães, único brasileiro com três ouros olimpicos, a atriz e cantora Bibi Ferreira, a cantora Gal Costa, e o ator e diretor Selton Mello. O homenageado como personalidade do ano foi o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Foto: Agência Petrobras 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...