sexta-feira, dezembro 28, 2012

Prefeitura de Ilhabela contrata empresa de coleta de lixo para operar na temporada de verão
 
Contrato emergencial é válido por até 180 dias ou até conclusão de licitação que irá terceirizar o serviço. Novos caminhões coletores já chegaram à cidade e começam a operar nesta sexta-feira
 
A Prefeitura de Ilhabela contratou emergencialmente a empresa Peralta Ambiental Ltda para a coleta de lixo orgânico durante toda a temporada de verão. O contrato é válido por 180 dias ou até a conclusão de processo licitatório que pretende terceirizar o serviço.

Ao todo, quatro caminhões prensa com sistema de compactação serão utilizados no trabalho, além de um caminhão menor com tração 4x4 para atender locais de difícil acesso e regiões mais íngremes. A frota de caminhões de coleta do município é antiga e tem apresentado vários problemas, sendo que dois dos quatro caminhões estão quebrados.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edvaldo Anísio, salienta que a contratação da empresa vai melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. “Com esse caminhão menor, por exemplo, chegaremos a locais como a parte alta do Morro do Cantagalo, na Vila; a Travessa da Raposa, Buraco do Morcego e Buraco Fundo, no Alto da Barra Velha; ruas estreitas do Saco da Capela, Bexiga, Praia Grande, entre outros”, citou o secretário de Meio Ambiente.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve na Garagem Municipal na manhã desta quinta-feira (27/12) e conferiu a chegada dos veículos da empresa contratada. São caminhões com menos de um ano de uso e equipamentos novos para a coleta. “Temos a proposta de melhorar o sistema de coleta da cidade e há mais de um ano estávamos estudando a questão do lixo, mas tivemos problemas na licitação. Como toda temporada de verão a gente tem um grande aumento da produção de lixo, gerando uma série de transtornos, fizemos essa contratação emergencial para garantir a qualidade da coleta para todos e enquanto preparamos o processo licitatório para a terceirização do serviço”, destacou Colucci.

O contrato é válido por até 180 dias, mas a Prefeitura deverá reabrir o processo licitatório para a terceirização do serviço de coleta de lixo orgânico, podendo assim interromper a contratação emergencial após o resultado da licitação. O município chegou a abrir a licitação no início do ano e agora no mês de dezembro, mas apontamentos feitos por algumas empresas participantes resultaram no cancelamento do edital. Assim, com a chegada da temporada de verão, houve a necessidade do contrato emergencial em razão do aumento do volume de lixo coletado na cidade.

Fora da temporada são coletadas em média 28 toneladas diariamente. Já no período entre 26 de dezembro e 10 de janeiro, considerado o pico da temporada de verão, este número salta para 75 toneladas por dia.
Na região, Ilhabela era o único município que ainda mantinha serviço próprio de coleta de lixo. “Nosso maior problema é a manutenção de veículos e dos equipamentos, como as prensas utilizadas, pois o custo é alto e tem toda a burocracia do serviço público, coisa que uma empresa não tem e assim torna mais ágil a solução do problema, não causando prejuízo ao serviço”, destaca o secretário de Meio Ambiente.

Em entrevista à Rádio Morada do Sol FM na manhã desta quinta-feira, o prefeito Toninho Colucci voltou a destacar que a partir de 2013 uma das metas dos quatro prefeitos do Litoral Norte, dentro da Região Metropolitana do Vale, Litoral e Serra da Mantiqueira (RM Vale), será resolver a questão da destinação final do lixo. Hoje, os municípios ‘exportam’ o lixo para Tremembé, o que resulta em um gasto de mais de R$ 20 milhões anualmente.

Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...