quarta-feira, dezembro 05, 2012



Termina o 3º Fórum Inclusivo de Caraguá

O 3º Fórum Inclusivo da Pessoa com Deficiência encerrou ontem (3/12/2012), no Teatro Mario Covas, após cinco dias de ações diversificadas. O evento aconteceu no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1998, que marca a luta pelos direitos e pelo bem estar das pessoas com deficiência na sociedade.

O prefeito Antonio Carlos cumprimentou as pessoas que estiveram envolvidas com o fórum e afirmou que, em seu novo mandato, continuará a priorizar as obras voltadas para o bem estar de toda a comunidade.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, afirmou que, a cada ano, se surpreende com o número de pessoas envolvidas na luta pelos direitos dos deficientes. “Os desafios são grandes e temos muitas metas a cumprir. Uma delas é ampliar o levantamento e cadastro das pessoas com deficiência em Caraguá. Outra é aumentar o número de horas/aula do curso de libras e do curso de acessibilidade oferecidos pela Prefeitura à comunidade. E, futuramente, ver erguido e em pleno funcionamento o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso. Nossa luta é para sempre”, afirmou Ivy.


Dança, Música e Prêmios - Apresentações culturais deram um toque especial à cerimônia. O balé juvenil, formado por alunas das oficinas de dança da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), mostrou a coreografia “Rohush”, da professora Elisa Venâncio. As turmas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) dos professores Marcos Antônio Alves, Rogério Gonçalves dos Santos e Maria Cristina Villas Boas Passos Severiano apresentaram na língua de sinais as músicas “A Paz”, da banda Roupa Nova; “Pra ser Feliz”, do cantor Daniel; e “É preciso saber viver”, da banda Titãs. O curso de Libras foi promovido gratuitamente pelo governo municipal para os funcionários públicos e familiares de pessoas com surdez, em parceria com a Escola Pró-Libras.
Foto: Gianni D'Angelo/PMC

Durante o evento foram entregues os prêmios para os três desenhos classificados no 1º Concurso de Desenho Inclusivo. As alunas Ana Julia de Oliveira, da Emef Professora Maria Moraes de Oliveira e Amanda Graciano, da Emef Prof. Luiz Ribeiro Muniz, ficaram empatadas em terceiro lugar. A segunda colocada foi a estudante Yanca Guadalupe dos Santos, da Emef Profª Maria Aparecida Ujio. O desenho que tirou o primeiro lugar foi feito pela aluna Isabelle Valério Espíndola, da Emef Profª Maria Thereza de Souza Castro, que estampou os cartazes, as camisas e os banners do 3º Fórum Inclusivo. A equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condefi), representada por Wlamir do Nascimento Martins, recebeu um troféu pelo 1º lugar na Gincana Inclusiva.

Eleição - Também foi divulgado os dois novos membros do Condefi. Marcos Wellington de Souza foi e Benedito Aparecido da Silva foram eleitos titulares do conselho com 150 e 125 votos respectivamente. Fabiano Freitas Daniel e Benedito Caiubi Reis da Silva foram eleitos suplentes.

O presidente do Condefi, Odair Restani Valentim, ressaltou que “a criação do conselho foi uma sementinha plantada há dois anos para que pessoas com deficiência tenham uma vida melhor”.

As reuniões da entidade acontecem toda segunda quarta-feira de cada mês, às 9h, na Secretaria Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

Palestra - O músico e ex-integrante do grupo O Rappa, Marcelo Yuka encerrou as atividades do fórum com uma palestra. Marcelo, que ficou paraplégico após levar nove tiros ao tentar evitar um assalto, disse que até hoje, após 12 anos, ainda aprende a lidar com o fato de ser cadeirante. Yuka disse que “as cidades têm que ser mais justas, mais modernas, mais funcionais. Se funciona para o deficiente, funciona para todos” concluiu.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...