sexta-feira, dezembro 14, 2012



Capitania dos Portos inicia Operação Verão no sábado
A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião começa neste sábado, dia 15 de dezembro, a Operação Verão 2012/2013 para garantir a segurança do tráfego aquaviário nos quarto municípios do Litoral Norte. 

O delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, o capitão-de-fragata Alexandre Motta de Sousa, esteve com o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, na quarta-feira (5). No encontro, os dois discutiram ações para garantir mais segurança aos banhistas nas praias da cidade durante o verão. 
 
Em Caraguá os pontos de maior concentração de barcos são as praias da Martin de Sá e Tabatinga.  Neste verão, a Capitania dos Portos terá homens nas praias e no mar, com o objetivo de aumentar a fiscalização, principalmente, em relação aos donos de lanchas, jet-ski, caiaques, veleiros. O delegado também recomendou ao prefeito que exija das empresas de passeios de escuna, banana-boat e caiaque a instalação de raias de demarcação para a entrada e saída.

De acordo com o capitão, as embarcações que não utilizam motor podem navegar a 100 metros da faixa de arrebentação. Já os barcos motorizados devem trafegar à distância de 200 metros da praia.  “Grande parte das ocorrências registradas na época está relacionada à falta de habilitação. As penalidades vão desde multa a cassação da carteira de arrais amador.” 
 
A Marinha do Brasil enviará duas embarcações do Rio de Janeiro para fiscalizar as lanchas que atracam nas ilhas e ilhotas do Litoral Norte. A Capitania dos Portos contará com 50 agentes para monitorar toda a região. Cerca de 20 inquéritos de acidentes são abertos pelo órgão anualmente. Ao todo, 22 mil embarcações estão registradas na área de atuação do órgão, que também inclui o Vale do Paraíba.


Operação Verão
Foto: Gianni D'Angelo/PMC
A segurança da navegação, a preservação da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica serão os principais aspectos abordados durante a operação. Dessa forma, serão verificados diversos ítens nas ações de Inspeção Naval, como habilitação dos condutores, documentação das embarcações, material de salvatagem (coletes e boias salva-vidas, extintores de incêndio, luzes de navegação), lotação e estado das embarcações. A Operação Verão termina no dia 17 de março de 2013. 
  Os 10 mandamentos da segurança no mar (navegação amadora)
  • Faça a manutenção correta da sua embarcação;
  • Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela capitania;
  • Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes;
  • Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
  • Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu iate clube, marina ou condomínio. Leve sempre algum equipamento de comunicação, como um celular;
  • Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
  • Se beber, passe o timão para alguém habilitado;
  • Mantenha a distância das praias e dos banhistas;
  • Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e
  • Não polua o mar.

Serviço
Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião
Rua Dr. Altino Arantes, 544 - Centro - São Sebastião – SP
(12) 3892-1550

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...