sábado, dezembro 16, 2017

Plano Preventivo de Defesa Civil é debatido em Caraguatatuba


Com o objetivo de debater e ampliar o conhecimento a respeito do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que entrou em vigor no dia 1º de dezembro desse ano, a Prefeitura de Caraguatatuba reuniu ontem (13/12) representantes de diversas secretarias envolvidas, em caso de necessidade.

A reunião, realizada na Secretaria de Educação, foi comandada pelo vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, que abriu o encontro fazendo um breve histórico sobre a criação da Defesa Civil no Estado de São Paulo.

Segundo o secretário, hoje, com toda experiência e conhecimento sobre intensidade e acumulados de chuva, é possível preparar o município para possíveis casos de escorregamento e enchentes.

No encontro, foram tratadas questões como o papel de cada secretaria durante ocorrências, as dificuldades de a administração conter as ocupações clandestinas, o alojamento de pessoas desabrigadas, o atendimento médico e social às vítimas, entre outros aspectos.
Campos Júnior considera importante aprofundar as discussões a respeito do assunto, entre as pessoas envolvidas no PPDC. “Temos que trocar experiências e conhecer o papel de cada um, dentro de um processo que exige rápidas decisões, atendimentos de emergência”.

comandante do 4º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Newton Krüger define o PPDC como sendo “uma ferramenta de convivência com o risco, existente em toda a faixa litorânea, principalmente durante o período de verão”.

Para Krüger, trabalhar com pessoas é um grande prazer ao mesmo tempo que é uma grande dificuldade. “É neste cenário de pessoas em risco e fatores como chuva, alagamentos, escorregamentos que temos que trabalhar. A questão é que sozinhos, não fazemos nada. Temos que nos organizar para fazer o melhor. Esse não é um problema da Defesa Civil. É um problema da cidade, gerenciado pela Defesa Civil”.  

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, funcionários das secretarias de Habitação, Informática, Saúde (Centro de Controle de Zoonoses), Serviços Públicos, Trânsito, integrantes da Defesa Civil. Também participaram representantes da Sabesp, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...