sexta-feira, dezembro 01, 2017

I Congresso de Tecnologia na Educação do Litoral Norte começa nessa sexta (10) em Caraguatatuba


O mundo hoje apresenta informações mais rápidas e acessíveis, crianças e adolescentes cada vez mais conectados às mídias digitais e um mercado de trabalho exigente.
Nesse sentido, a Secretaria de Educação de Caraguatatuba realiza o I Congresso de Tecnologia na Educação do Litoral Norte – Educatech, nessa sexta-feira (10) e sábado (11), no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.

O Educatech realizado pela equipe do Setor de Informática Educativa tem objetivo de mostrar o aluno como principal agente de construção do seu próprio conhecimento, com a utilização de novas metodologias e recursos tecnológicos, desde um simples tablet e uma pesquisa na internet até a programação de robôs e projeção em impressoras 3D.

O evento começa a partir das 13h30 com visitação aberta aos estandes da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL EaD – Ensino à Distância), mesa interativa, projetores, robótica, lousa digital e som.

A abertura oficial será às 19h, com a palestra “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido para uma aprendizagem colaborativa e autônoma”. O tema será abordado pelos professores Fernando de Melo Trevisani, pós-graduando em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologias; e Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e coordenadora do curso online e organizadora do livro “Ensino Híbrido - personalização e tecnologia na educação.

No sábado, o Congresso começa às 10h com Concurso de Robótica que valorizará o trabalho desenvolvido por alunos e professores do Projeto Robótica Educacional, nas unidades escolares, no decorrer do ano letivo de 2017, com o desenvolvimento do tema “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

As equipes apresentarão soluções que gerem melhorias no acesso às praias, limpeza, transporte, hotelaria, entre outras situações que envolvem serviços de qualidade numa cidade turística.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) proclamou 2017, Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
Por este motivo, o tema do concurso gira em torno de como a Robótica pode contribuir para o turismo mais sustentável em Caraguatatuba.

A partir das 14h haverá várias palestras com especialistas que discutirão as inovações no processo de ensino como sala de aula invertida, ensino híbrido, gameficação e o conceito maker. Serão quatro palestrantes: José Manuel Moran (USP), João Mattar (PUC-SP e Universidade Anhembi Morumbi), Tatiana Klix (Porvir), Humberto Zanetti (Etec Itatiba-SP e Fatec de Jundiaí-SP).

Programação
Sexta-feira – 10/11
13h30 – Visitação aos estandes
15h – Apresentação de Expositores
19h – Abertura Oficial e Painel – “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido para uma aprendizagem colaborativa e autônoma”- Fernando de Melo Trevisani e Lilian Bacich
Sábado – 11/11
10h – Concurso de Robótica
14h – “Como transformar nossas escolas para que fiquem inovadoras” – José Manuel Moran
15h – Intervalo
15h30 – “Computação Criativa” – Humberto Zanetti
16h30 – Intervalo
17h – “Games e Gameficação na Educação” – João Mattar
18h – Intervalo
19h – “A importância da tecnologia na educação: novas metodologias em uso” – Tatiana Klix

PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...