sexta-feira, dezembro 29, 2017

Pedro Torres e banda Aula Vaga são atrações da tradicional Festa de São Benedito em Ilhabela


O bairro da Praia Grande, na região Sul de Ilhabela, irá receber entre hoje (29) e amanhã (30), a tradicional festa de São Benedito. O evento, realizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Barra Velha, conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e traz ao público shows musicais, barracas de comidas típicas e sorteios de prêmios.
A devoção ao santo homenageado é forte e muito presente na cultura local, sendo a mais famosa celebração realizada no mês de maio, quando a Congada da Festa de São Benedito é promovida na cidade. A realização da festividade neste mês comemora a chegada da imagem do santo à capela que leva o seu nome há mais de 60 anos.
Hoje, o cantor Pedro Torres animará os presentes com grandes sucessos da música sertaneja. Já no sábado, a banda Aula Vaga se apresentará. Os shows acontecerão às 21h.
“Um dos compromissos assumidos pela administração foi o resgate e a valorização da cultura caiçara. As comemorações à São Benedito fazem parte da cultura de nossa cidade e merecem ser celebradas em respeito a esta tradição”, é o que ressalta o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.
O padre Alessandro Coelho, pároco responsável, explica que São Benedito é um santo muito popular no Brasil, celebrado em várias datas e que oficialmente é homenageado no dia 5 de outubro. “Em Ilhabela temos duas datas, uma na Vila, no terceiro final de semana de maio com a tradicional Congada, e no dia 27 de dezembro, no Sul da Ilha, quando há 60 anos era inaugurada a capela em honra ao seu santo padroeiro. Ele é o Santo protetor dos cozinheiros, pois este era seu ofício no convento, sempre dedicado aos trabalhos mais simples, chegou a ser também Superior em sua Ordem como franciscano e se santificou em seu cotidiano, vivendo a humildade, a alegria e a sabedoria da fé, pois era analfabeto, e é também o padroeiro dos negros e afrodescendentes’, finaliza.
Toda a programação é gratuita.

São Benedito
São Benedito nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526. Benedito significa abençoado. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Era filho de Cristovão Manasceri e de Diana Larcan. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito e, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.

Confira a programação completa:
Sexta-feira – 29/12
21h – Show com Pedro Torres

Sábado – 30/12
21h – Show com a banda Aula Vaga
PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...