quinta-feira, março 15, 2012

Shows marcam as festividades de emancipação político-administrativa


Foto: Divulgação
Neste fim de semana, a Administração Municipal de São Sebastião presenteia a cidade com shows de artistas de renome nacional. As apresentações fazem parte da programação em comemoração aos 376 anos de emancipação político-administrativa.

A ideia da atual administração é agradar a todos os públicos, em três apresentações. Soraya Moraes, uma das estrelas da música gospel atual, a banda Pop/ Rock mineira Skank e a música católica de Diego Fernandes são as atrações do fim de semana.

Os shows acontecem na Praça de Eventos da Rua da Praia, Centro de São Sebastião, sempre a partir das 22h, exceto Skank que tem início previsto para 23h. Todos com entrada franca.

Soraya Moraes

Soraya, que subirá ao palco no dia 16, é  uma cantora, compositora e escritora gospel brasileira, consagrada pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular do Ipiranga, São Paulo. Atualmente está na Comunidade da Promessa, uma igreja Quadrangular em Osasco, também em São Paulo.

Em 1999 lançou o seu primeiro CD solo, “Pensando em Deus”. Em 2000 gravou uma versão em português da canção "When You Believe”, integrante da trilha sonora original do filme “O Príncipe do Egito”. A versão, batizada de "Se tu quiseres crer" foi incluída no álbum “Milagre”, segundo trabalho solo da artista, lançado no mesmo ano.

Em 2005 venceu o  Grammy Latino na categoria “Álbum Cristão em Português” pelo trabalho intitulado “Deixa O Teu Rio Me Levar - Ao Vivo”. No ano de 2008, venceu o Grammy Latino em três categorias, “Melhor Álbum Cristão em Português” pelo disco “Som da Chuva”, “Melhor Álbum Cristão em Espanhol”, pelo CD “Tengo Sede de Ti” e “Melhor Canção Brasileira” também por "Som da Chuva”.

Skank

O Skank, que por sua vez entrará em cena no sábado 17, foi formado em 1991, em Belo Horizonte (MG), com Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria), com ideia inicial de transportar o clima do dancehall jamaicano para a tradição pop brasileira.

O primeiro álbum, “Skank”, foi lançado de forma independente, em 93, mas rapidamente o sucesso da banda na cena underground despertou o interesse da gravadora Sony Music. Junto ao Skank, a multinacional inaugurou no Brasil o selo Chaos.

Vencedores de diversos prêmios de música nacional, a banda mineira já tem 11 álbuns lançados e mais de 5,5 milhões de cópias vendidas. Atualmente seguem em turnê divulgando o CD/ DVD “Multishow Ao Vivo – Skank no Mineirão”, gravado em 2010 no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Diego Fernandes

Já o cantor, compositor e apresentador de TV Diego Fernandes, cuja apresentação será no dia 18, foi o primeiro, em 2009,  a acreditar no projeto da Canção Nova para a gravação de CD. Aceitando com a gravadora este desafio, lançou o CD: “Não Desista de Viver”. Dois anos depois, o primeiro DVD no seguimento católico foi lançado pelo cantor, intitulado “Livre Acesso - Ao Vivo”.

Atualmente, o músico divulga seu novo projeto. Diego aproveitou para cantar a sua versão para algumas músicas suas que foram sucessos nas vozes de outros  cantores e que levaram o Brasil inteiro a estar diante de Deus, sentindo fortemente Sua presença. Uma delas é a “Livre Acesso”, que dá título ao CD/DVD ao vivo.

Dia do Caiçara 

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Caiçara, celebrado no dia 15 de março. Haverá farinhada, homenagens aos caiçaras, exposição de artes visuais e a apresentação da Camerata Difusa.

O evento, a ser realizado nesta quinta-feira (15), no pátio interno da Sectur, a partir das 18h30, tem como objetivo manter as raízes caiçaras, sem perder a essência, e preservar da cultura da cidade.

Segundo informações, a programação começará com a tradicional farinhada, a ser feita pelo mestre farinheiro Reinaldo Joaquim de Santana, o Contrapino. Na cozinha, as mandiocas serão descascadas e raladas para depois irem direto ao forno à lenha. Assim que estiver no ponto, ela será servida para todos que estiverem no evento.
A farinha faz parte do cardápio do caiçara e acompanha quase todos os tipos de pratos, tanto os doces quanto os salgados. Ela é servida com peixe, banana, e até pura, como o típico “biju”. 

Artes Visuais  

Ainda na mesma noite, às 19h30, será aberta a exposição “Imagens de São Sebastião”, com obras do artista Sérgio Fernandes Cirino, o Mola. O acervo contém 11 peças que foram doadas à Sectur pelo colecionador Paulo Rogério.

Com apenas o ensino primário, Mola fez sua história artística na região. Como o artista é autodidata, seus quadros não seguem regras e não estão ligados à escola ou tendência. Estas obras são conhecidas como Naif, também chamada de ingênua ou primitiva, como é mais conhecida no Brasil, que é o trabalho produzido por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam, que tem como inspiração retratar temas populares tanto do campo como da cidade.

Apesar disso, na prática também existem "escolas" de artistas Naïf. O que caracteriza esta arte são as cores vivas, uma imaginação criativa, espontânea e informal.

Caiçaras

Durante o evento, às 20h, será realizada uma homenagem aos mestres da cultura caiçara de São Sebastião. São eles: Jandira Peixoto de Oliveira; Sebastião Salomão de Oliveira; Álvaro Dória Orselli; Reinaldo Joaquim de Santana; Hilda dos Santos Leite; Benedito Moreira Galvão; Valdemar do Espirito Santos; Neide Palumbo; Nelson dos Santos; Luzia Marques; Lavínia Matos; Noemi Matos; Doralice França Pereira e Benedicta C. do Valle Pombo.

Para finalizar a comemoração em grande estilo, às 20h30 o público poderá prestigiar a apresentação da Camerata Difusa.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...