quarta-feira, março 28, 2012

Reunião apresenta Apell para moradores de três bairros em Caraguá
Foto: Gianni D'Angelo/PMC
A reunião de divulgação do programa Apell (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) em Caraguá será na próxima sexta-feira (30/03/2012), a partir das 18h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.  O plano é destinado às comunidades localizadas nas proximidades de zonas industriais.
Em Caraguá, a primeira área a integrar o Apell compreende um raio de 600 metros dos dois lados do trecho terrestre do gasoduto do Projeto Mexilhão na Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) Monteiro Lobato. O perímetro abrange os bairros Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e parte do Jardim Aruan.
Durante a reunião, os moradores desses três bairros poderão se inscrever como voluntários do Apell para participar de treinamentos e simulados de situações emergenciais.  Os interessados devem ter mais de 18 anos.
O programa não é um sistema pronto, mas é construído e mantido com a participação integrada do poder público, indústria e da comunidade. O diretor da Defesa Civil de Caraguá, Oduvaldo Romano, explica que no Apell são definidas as funções de cada um dos três setores em casos de acidentes. “Essa medida é necessária devido ao desenvolvimento do município”, disse.
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) por meio da Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), em 1988, o processo visa preparar as comunidades próximas às áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência.
O Apell foi introduzido em mais de 30 países e no Brasil está presente nos municípios de Cubatão, Suzano, Guaratinguetá e São Sebastião, no Estado de São Paulo, e nas cidades de Duque de Caxias (RJ), Camaçari (BA) e Maceió (AL).
A implantação do processo Apell em Caraguá é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Trânsito e Defesa Civil, e da Petrobras.

Serviço
Apresentação do Apell Caraguá
Dia: 30 de março (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves
Endereço: Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia
Informações pelo telefone: 0800-7700-112

Fonte: PMC




Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...