quinta-feira, março 22, 2012

 
Caraguá debate criação do Parque Natural do Juqueriquerê

Fotos: Gianni D'Angelo/PMC
O Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, promove nesta sexta-feira e na segunda-feira (23 e 26) , das 19h30 às 22h, as  audiências públicas para discussão do Parque Natural do Juqueriquerê. Os encontros com a comunidade serão realizados sexta-feira (23) na Emef Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, e segunda (26) no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), no Centro.
O parque natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, na qual são permitidas somente atividades de recreação e proibidos a coleta ou uso dos recursos naturais como pesca, retirada de sementes ou extração de madeira. A área destinada ao parque é de aproximadamente 35 mil m², trecho de mata na Praia das Palmeiras (Jardim Nomar) que vai da rodovia até o rio.

A floresta de restinga do local delimitado para o parque corresponde a 1,91% (3,34 km²) de toda a vegetação de planície costeira e baixa encosta do Litoral Norte. Caraguá possui áreas remanescentes desse ecossistema que devem ser preservadas.
 Um estudo preliminar apontou a existência de uma grande quantidade de espécies de mamíferos (94), aves (389), anfíbios e répteis (160). Com relação à flora, há 183 espécies vegetais no perímetro do rio; dessas 18 estão ameaçadas de extinção.
 A secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, explicou que as margens do Rio Juqueriquerê têm sofrido com a ação do homem. “Essa interferência causa grande impacto sobre os recursos hídricos, geologia, biodiversidade e ao bem estar da população”, afirma. 
 De acordo com Maria Inez, a criação da Unidade de Conservação trará impactos positivos para as pessoas que utilizam o Juqueriquerê como fonte de subsistência, pois a preservação das margens traz qualidade ao recurso hídrico, previne a erosão e assoreamento, além de propiciar ambientes para reprodução das espécies e contribuir para o aumento da atividade turística. A navegação no rio não será impedida e o acesso da população ao parque será regulamentado no Plano de Manejo a ser instituído.
 A intenção é inscrever a Unidade de Conservação em diferentes fontes de financiamento e apresentá-la como possibilidade de compensação ambiental para grandes empreendimentos que se instalarem na região.  O projeto também apresenta o potencial do Parque Natural do Juqueriquerê para pesquisa científica.
 As reuniões cumprem a determinação do artigo 22 da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e o decreto 4.340/2002 que a regulamenta. A criação da reserva deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites adequados.  Posteriormente, um decreto e um projeto darão origem à Unidade de Conservação Municipal.  
 Após as audiências públicas, a secretaria de Ambiente divulgará uma nota técnica sobre o material produzido nos debates, que poderá ser consultado pelo público.
 
Serviço
 Audiências públicas do Parque Natural do Juqueriquerê
 Dia 23 (sexta-feira)
 Local: Emef Carlos Altero Ortega
 Rua Olavo Bilac, 15 – Morro do Algodão
 Dia 26 (segunda-feira)
 Rua Santa Cruz, 396 – Centro
 Das 19h30 às 22h
 Informações pelo telefone: (12) 3897-2530
Fonte: PMC 


Vinícius de Moraes é o autor homenageado da Flic 2012

O lançamento oficial do autor homenageado da Flic 2012 aconteceu ontem (21/03/2012) na secretaria de Educação. Houve apresentação de teatro e vídeo das obras e vida de Vinícius de Moraes para 44 professores coordenadores da rede municipal.
Foto: Mônica Neri/PMC
Para a supervisora de ensino, Letícia da Silva Santos, os trabalhos sobre o tema já devem ser iniciados nas escolas. “A ideia é inspirar e sensibilizar os coordenadores a trabalhar estratégias lúdicas em cima das obras do autor com os professores. Já a função dos professores será instigar os alunos para a leitura não só de Vinícius de Moraes, como também de outros autores”, afirma.
Vinicius de Moraes foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913 e criou uma coleção vasta de obras de teatro, literatura, cinema e música. 

Entre suas músicas, destacam-se ‘Eu sei que vou te amar’, ‘Pela luz dos olhos teus’, ‘A felicidade’, ‘Soneto de fidelidade’ ‘Minha namorada’, ‘Para viver um grande amor’, ‘Eu não existo sem você’ e ‘Garota de Ipanema’, uma das músicas mais executadas em todo o mundo. 
O homenageado foi escolhido pelos professores por meio de eleição em fevereiro deste ano. Entre quatro escritores, Vinícius recebeu 246 votos. Ruth Rocha teve 82; Pedro Bandeira, 13; e Maurício de Souza recebeu 223 votos.

A Flic 2012 será entre os dias 13 e 18 de agosto em diversos pontos da cidade. O evento terá bate-papo com escritores, apresentações culturais, oficinas para professores e venda de livros.

Em 2011, a FLIC contou com a participação de mais de 7 mil pessoas, entre estudantes, professores, escritores e comunidade.

Livros – Na ocasião, a secretária de Educação, Rute Maria Pozzi Casati, entregou cerca de 90 livros literários para as 27 escolas municipais de ensino fundamental (Emef) e 15 centros de educação infantil (CEI). “Esses livros vão aumentar os acervos das salas de leitura das escolas, mas também serão usados nas salas de aulas. O objetivo é que fiquem nas mãos dos alunos”, disse.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...