quarta-feira, março 21, 2012

Caraguá alcança índice de excelência em gestão fiscal

A gestão fiscal da prefeitura de Caraguá foi considerada a 6ª melhor do Brasil e a 4ª do Estado de acordo com um ranking divulgado recentemente pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que mediu itens como: Receita Própria, Gasto com Pessoal, Liquidez, Investimentos e Custo da Dívida.
Foto: Gianni D'Angelo/PMC
O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) está em sua primeira edição e apontou que apenas 2% das cidades do país apresentaram conceitos de excelência. O estudo, que foi concluído com dados oficiais declarados pelos próprios municípios, apresentou dados de 2010 com informações comparativas entre os anos de 2006 e 2009.

A Firjan acompanha e estuda o desempenho dos municípios brasileiros em várias áreas. Em outra pesquisa divulgada no final de 2011, Caraguá foi considerada a 30ª cidade do Brasil que apresentou índices de alto desenvolvimento nas áreas de Emprego & Renda, Educação e Saúde. 

Em Gestão Fiscal, o município obteve índice geral de 0,9145. Na avaliação, esse número varia entre 0 e 1. Quanto maior, melhor é a gestão fiscal. Cada cidade é classificada com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).

Os índices medidos por quesitos também mostraram a excelência da gestão fiscal de Caraguá: Receita Própria (capacidade de arrecadação de cada município) com 0,9574; Gasto com Pessoal (mede o grau de rigidez do orçamento) com 0,8472; Liquidez (verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte) com 0,9552; Investimentos (acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida) com 0,901; e Custo da Dívida (avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores) com 0,9084.

O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, destacou que os resultados mostram responsabilidade fiscal com a gestão e o futuro. “Estou muito orgulhoso desse diagnóstico que mostra a realidade da cidade e da seriedade nos trabalhos desenvolvidos em todas as secretarias. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, quatro passaram como excelentes. Temos ainda muitos desafios pela frente, mas sentimos que Caraguá está bem. É uma cidade que avança”, disse.

O IFGF avaliou 5.266 cidades brasileiras, onde vive 96% da população. Dos 5.565 municípios do país, 297 não apresentaram seus dados fiscais ao Tesouro Nacional até o fechamento do trabalho, em setembro do ano passado. São 43 municípios da Bahia, 34 do Pará, 33 de Minas Gerais, 29 do Piauí, 23 do Maranhão, 22 de Goiás, oito do Rio de Janeiro, além de 105 de outros 19 estados brasileiros.


Deu na mídia  http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/noticias/?id=6402


Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...