Fotos: Divulgação
O Projeto “Prata da Casa” da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba retorna suas atividades nesta sexta-feira (10), às 20h30, com uma apresentação especial na Praça Cândido Motta do músico Montemor que canta Caetano em homenagem aos 50 anos da Tropicália.

Hoje Montemor atua como regente do Chorus Vocalis, mas continua os trabalhos como músico de MPB. Por isso, sua homenagem ao Cinquentenário do Movimento Tropilalista.
O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat.
A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.
Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.
Prata da Casa
Criado em 2012, o projeto “Prata da Casa” contempla artistas solos, grupos e bandas caiçaras, desde inéditos até aqueles que já fazem parte do cenário musical da cidade, buscando valorizar o talento local. As apresentações são concentradas na Praça Cândido Motta.
Na próxima sexta (17), a música na praça ficará por conta do Clube do Choro de Caraguá.
Mais informações pelo site fundacc.sp.gov.br ou pelo Facebook (facebook.com/fundacc).
Fundacc
Nenhum comentário:
Postar um comentário