terça-feira, novembro 21, 2017

Não haverá rodízio de veículos em Ilhabela



Em reunião entre a Prefeitura, Câmara Municipal, Associação Comercial e representantes da sociedade civil organizada, a presidente do Legislativo, vereadora Nanci Zanato (PPS), informou que não colocará o projeto para o rodízio de veículos em votação neste momento. Ficou decidido que o sistema não será implantado enquanto não houver um consenso entre os setores de que há condições viáveis para sua aplicação. No entanto, caberá à Prefeitura de Ilhabela promover a revisão do projeto do Plano de Mobilidade Urbana, executado em 2016, para a atualização dos dados. Neste documento serão elencadas as soluções e propostas para amenizar os impactos no trânsito causados pelo excesso de veículos nos períodos de finais de semana prolongados e temporada.

A proposta continuará tramitando na Câmara, mas não será apresentada para votação neste momento. “Meu objetivo foi chamar a atenção para uma questão que precisa ser pensada, pois todas as pessoas, tanto moradores quanto turistas, sentem esta dificuldade e nos cobram atitudes. Eu dei início à discussão e agora Câmara, Prefeitura e sociedade civil organizada devem pensar na melhor solução, pois não será possível ter um turismo sustentável e de qualidade se não fizermos nada”, explicou a presidente.

A Prefeitura esclarece que sempre foi a favor da implantação de um sistema de mobilidade urbana adequando à cidade antes da tomada de qualquer decisão que altere o fluxo de veículos no município. “Não há como falar em limitação de veículos, ou rodízio, sem um planejamento para oferecer um serviço de alternativo de qualidade ao turista e à população. Ou nós investimos em outros modais de turismo, como o ônibus turístico, o aquabus, a bicicleta turística e opções para estacionamento na cidade, ou não dá para falar em limitação de veículos. Temos um Plano de Mobilidade Urbana que não foi aprovado pelo conselho do Plano Diretor e vamos refazer esse plano para que possamos, tecnicamente, dizer quais são as melhores soluções para Ilhabela”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

PMI  e CMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...