quinta-feira, novembro 09, 2017

Capacitação de médicos do Pronto Socorro é mais uma novidade em São Sebastião

Luciano Vieira/PMSS
Curso de atendimento a traumas foi fundamental para salvar a vida de uma criança de dois anos

As técnicas utilizadas por uma equipe de médicos do Pronto Socorro Central de São Sebastião foram fundamentais para salvar a vida de uma criança de dois anos no início do mês passado. A notícia, que repercutiu em toda a região é resultado dos investimentos em capacitação técnica dos profissionais médicos que, pela primeira vez, vem sendo feito pela atual administração.
O bom desempenho técnico e o salvamento da criança foi motivo de uma moção de aplausos apresentada pela Câmara Municipal na sessão ordinária da última terça-feira (31/11). Na ocasião o clínico geral Ramon representou os demais membros da equipe que salvou a criança.
De acordo com o coordenador clínico do Pronto Socorro, Juan Lambert, o chamado ATLS (Advanced Trauma Life Support, ou traduzindo Suporte Avançado de Vida no Trauma) é um dos principais cursos de atendimento ao trauma já que compreende todas as etapas do atendimento de emergência ao traumatizado com metodologias consideradas como referência na área. “Este é um curso padronizado pelo Colégio Americano de Cirurgiões e é considerado pré-requisito para o atendimento de emergência em diversas instituições públicas. Sem dúvida nenhuma, São Sebastião é a única cidade do Litoral Norte a oferecer este tipo de capacitação as equipes médicas do pronto-socorro”, frisou.
Ainda segundo Lambert já está na programação a realização de mais uma etapa de cursos de capacitação, no caso, o chamado ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) que deve ser aplicado aos profissionais no início do próximo ano como forma de dar a continuidade a formação técnica dos médicos que fazem o atendimento de emergência na cidade. “O ACLS é mais uma etapa e é destinado aos profissionais de saúde que participam do tratamento de pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória ou que apresentam emergências cardiovasculares”, explicou.
A capacitação do corpo clínico do Pronto Socorro é apenas mais uma das novidades que vem sendo adotadas nas unidades de emergência da cidade. Outra novidade foi a implantação da escala de atendimento, que desde o mês de junho, é adotada no PS.
Com ela, todos os pacientes que chegam ao Pronto Socorro passam pela classificação de risco. Neste procedimento, é feita uma triagem para avaliar a gravidade de cada paciente para distribuição de senhas. Esta triagem resulta em cores destacadas no prontuário de cada paciente que indicam as seguintes demandas: Vermelho (atendimento imediato), Amarelo (atendimento em até quinze minutos), Verde (atendimento em até 40 minutos) e azul (atendimento em até três horas).
Entenda o caso
No dia 14 de outubro o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu uma ocorrência de afogamento de criança em piscina, no bairro São Francisco. O menino, de apenas 2 anos estava com parada cardiorrespiratória e os enfermeiros do SAMU iniciaram os procedimentos para reanima-lo durante o transporte até o PS Central, a cerca de 7 Km do local.
Ao adentrar o hospital, ainda com o coração parado, a criança foi imediatamente atendida pela equipe médica composta por dois emergencistas, um cardiologista e uma pediatra que, depois de algum tempo, conseguiu fazer o coração da criança voltar a funcionar. Na mesma noite o paciente foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal de Jacareí.
PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...