sábado, novembro 11, 2017

Prefeitura de Ilhabela e Rede Cidade Digital preparam fórum para o Litoral Norte


Objetivo é contribuir com inovações nos municípios da região


O uso da tecnologia voltada à gestão pública será tema de encontro entre gestores do Litoral Norte do Estado no dia 05 de dezembro. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, e a Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa de estímulo às cidades inteligentes no país, firmaram parceria para a realização do I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista, que tem como objetivo tratar de inovações e investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação nos municípios visando melhorias no atendimento à população.


As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo forum.redecidadedigital.com.br.

Para o prefeito Márcio Tenório esse encontro é uma boa oportunidade de mostrar o que a Prefeitura já tem desenvolvido e estimular o uso de tecnologia e o quão benéfico isso pode ser à administração pública. “A Prefeitura de Ilhabela já participou de um evento de cidades digitais, em Santa Catarina, e foi uma experiência muito rica. Gostamos tanto do modelo que resolvemos trazer para nosso litoral, visando discutir a questão do uso da tecnologia a favor dos municípios”, disse ele.

Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o encontro visa promover a troca de experiência entre prefeitos, gestores e vereadores, levando informação sobre iniciativas, serviços de mercado, políticas públicas e soluções em andamento nas localidades. Ele destaca que é preciso incluir ações focadas em tecnologia para fomento do desenvolvimento local. "As localidades que pensam em crescimento socioeconômico precisam obrigatoriamente criar ambientes favoráveis por meio da tecnologia e inovação, onde também cada secretaria passa a utilizar a tecnologia estrategicamente na solução dos problemas. O mais importante das cidades digitais e inteligentes é que elas conseguem melhorar a vida das pessoas, muitas vezes, com iniciativas simples", observa Marinho.

Neste ano, Araraquara, Bauru e mais recentemente Vinhedo também sediaram encontros regionais de cidades digitais no Estado, reunindo, ao todo, gestores de mais de 100 localidades. O diretor atribui o grande interesse no tema pela necessidade das Prefeituras reduzirem custos e burocracia. "Não existe outro caminho para maior eficiência nos serviços prestados, gerando economia e aumento de arrecadação, se não pela tecnologia. Os grandes eventos sobre essa temática acontecem, principalmente, nas capitais e não tratam da realidade da maior parcela das cidades. O que a RCD faz, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, é levar conhecimento para as pequenas e médias cidades, fazendo com o que o mercado também veja as necessidades dessas localidades e o potencial de investimento", completa.

SERVIÇO:

I FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS DO LITORAL NORTE PAULISTA

05 de Dezembro, em Ilhabela

Início: 8h30

Local: Paço Municipal - Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86

Inscrições gratuitas para servidores públicos


PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...