Foto: Divulgação / PMI
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, realizou no último final de semana,11 e 12, no centro histórico de Ilhabela, o 1º Encontro de Batuki Kianda, em comemoração ao primeiro ano de existência da manifestação cultural do Maracatu no arquipélago.
No sabado,11, os palestrantes Rafael Marotti e babalorixá Edson, comandaram a roda de conversa denominada “cultura popular e religiosidade”, que teve início às 9h e se estendeu até as 12h no Pés no Chão.
Já a E.M Paulo Renato Costa Souza, também no dia 11, foi palco de diversas oficinas durante toda a tarde de sábado; oficina de agbês, de timbal, de bombos e de dança inteiraram a programação do dia.
Na manhã de domingo, 12, a escola foi palco de apresentação instrumental e dança, em seguida teve início o Ensaio Geral e, por fim, o Centro Histórico do arquipélago, na Vila, reuniu centenas de pessoas que prestigiaram o evento.
O Maracatu – É uma manifestação cultural que se originou no Recife (PE) com forte influência de diferentes povos da região africana identificada como Iorubá e que teve muitos de seus representantes escravizados no Brasil. Esta cultura, por ser muito forte no Recife, tem uma das manifestações musicais que compõe o famoso carnaval da cidade.
PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário