segunda-feira, maio 20, 2013

Petrobras lança livro sobre estudos ambientais da Baía de Guanabara

Publicação tem como objetivo resgatar mais de um século de conhecimento ambiental da região
 
A Petrobras lançou o livro "Baía de Guanabara - Síntese do Conhecimento Ambiental", que reúne, em 816 páginas e dois volumes, informações ambientais sobre a Baía da Guanabara no período compreendido entre os anos de 1900 e 2007. Composta por artigos escritos por 77 pesquisadores de nove universidades brasileiras, a publicação é resultado do esforço para resgatar e organizar o conhecimento ambiental da região onde a Companhia atua. 
 

O primeiro volume do livro aborda temas como a qualidade da água e dos sedimentos do fundo marinho e a influência exercida pela atividade humana. Já o segundo volume é dedicado à biodiversidade e aspectos ecológicos da região, abordando diversos grupos biológicos como aves, golfinhos, camarões e peixes. Entre os pesquisadores que tiveram artigos publicados - de instituições como UFRJ, Uerj, UFF, Puc-Rio, Unirio, UFPE, UFPB, UFRPE e Universidade de Taubaté -, quatro são empregados da Petrobras.
 
Com tiragem de 1.500 exemplares, a publicação tem caráter técnico-científico e visa a atender a comunidade acadêmica, por meio de distribuição gratuita em instituições de ensino, bibliotecas e empresas de consultoria que atuem na área ambiental. "A Petrobras planejou e organizou este livro por entender que seria um ganho enorme para a academia, o setor corporativo e a sociedade", afirma a consultora ambiental da Petrobras, Maria de Fátima Meniconi, uma das editoras da publicação.
Foto: Agência Petrobras

Além do levantamento ambiental da região, o livro disponibiliza um mapa da baía que auxilia o leitor na localização dos estudos apresentados na obra. Outro diferencial é a compilação de diversas informações sobre a baía em uma única publicação. "Embora muito conhecimento já tenha sido produzido sobre o assunto, grande parte fica restrito a relatórios, trabalhos de conclusão de curso ou publicações de congressos. Os autores se esforçaram para resgatar todo tipo de informação", explica a analista ambiental do Cenpes, Teresinha da Silva. "Nós acreditamos que este livro será uma contribuição valiosa, tanto para a comunidade científica, quanto para a sociedade de um modo geral, e será uma obra de referência sobre a Baía de Guanabara", complementa. 

O  lançamento, realizado no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) na última quinta-feira, 16/5, contou com a presença de acadêmicos, representantes de institutos e empresas de consultoria ambiental do governo municipal, além da gerente geral da Petrobras na área de Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável, Viviana Coelho; do gerente da área de Avaliação e Monitoramento Ambiental da Petrobras, Eduardo Platte; e dos organizadores do livro: a química Maria de Fátima Meniconi; e os analistas ambientais Maurício da Fonseca, Teresinha da Silva, Eleine Francioni e Sirayama Ferreira - todos da área de Avaliação e Monitoramento Ambiental da Companhia. 

Fonte: Agência Petrobras

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...