domingo, maio 19, 2013

Futurágua formará 1.500 multiplicadores mirins no Litoral Norte até o final de 2013

Sabesp amplia o atendimento, em 2013, para alunos de 7 e 8 anos no programa de educação ambiental

O Projeto Futurágua, programa de educação ambiental desenvolvido pela Sabesp no Litoral Norte, a partir de 2013, também vai atender crianças de 7 e 8 anos, do 2º e 3º ano, respectivamente, para formação de multiplicadores mirins. O projeto, com enfoque multidisciplinar, aborda temais como meio ambiente, história, química, física, ciência, geografia e ecologia, afim de formar futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior patrimônio, a água.
Foto: Ana Flávia Perreneud/Sabesp

 A didática é adequada à faixa etária e são utilizadas técnicas de ensino e materiais diversos, como painéis informativos, vídeos, músicas, experiências em laboratórios, folhetos explicativos, dramatizações e estudos do meio, como visitas às Estações de Tratamento de Água.

“Este ano estamos ampliando as faixas etárias e trabalhando com duas escolas indicadas pelas secretarias de educação dos quatro municípios do Litoral Norte. A atividade está sendo desenvolvida por unidade escolar, ou seja, começamos com as crianças de 7 anos, no mês de abril, e encerramos com as de 9 anos da mesma escola, no mês de junho”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental do Litoral Norte, Talita Guimarães.
 
 Na segunda-feira 6 de maio, a área de Educação Ambiental da Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, em Caraguatatuba, concluiu a primeira etapa do programa, recebendo 100 alunos, da Escola Municipal Solange de Paula, do bairro Enseada, em São Sebastião. Esta foi a última visita de crianças com faixa etária de 7 anos no 1º semestre. Já na terça-feira, 7 de maio, foi iniciado o programa Futurágua para alunos do 3º ano das escolas municipais Solange de Paula, Ophélia Reale Montanhesi, João Alexandre e João Benedito Marcondes, nas regiões de São Sebastião, Ilhabela,  Ubatuba e Caraguatatuba, respectivamente.

Segundo Talita Guimarães, nessa primeira fase, já foram atendidos 242 alunos, com aulas nas escolas e finalização das atividades com visita ao sistema de água da Sabesp. "Além da Estação de Tratamento de Água Porto Novo, os sistemas Carolina, em Ubatuba, e a Água Branca, em Ilhabela, também receberam alunos do Futurágua" finalizou.

 A estimativa é de que o programa atenda 1500 alunos em 2013, sendo 730 no 1º semestre e outros 770 no 2º semestre.  O Projeto Futurágua, até 2012, já atendeu 12.130 alunos em três anos de trabalho.  

Fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...