terça-feira, maio 21, 2013

Devotos de São Benedito preservam tradição secular em Ilhabela
 
As embaixadas da Congada de São Benedito, a Ucharia e a Missa Inculturada Afro fazem parte de uma das manifestações mais antigas da região
 
As famílias caiçaras compareceram em peso para ver a Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito no último fim de semana, nas ruas da Vila, centro histórico. Desde o levantamento do Mastro, na sexta-feira (17/5), até a última procissão, no domingo (19/5), centenas de fiéis acompanharam cada etapa de uma das mais antigas manifestações culturais do Litoral Norte Paulista.
 
O legado da Congada resiste há mais de 200 anos. Registros indicam que por volta de 1785, o escravo Roldão trouxe a Congada de São Benedito para Ilhabela, difundindo sua crença entre os demais. Na sexta-feira (17/5), os festejos começaram com o levantamento do Mastro de São Benedito sendo carregado, durante a procissão, nos ombros dos congos pelas ruas da Vila ao som da marimba e dos atabaques, com o repicar dos sinos e muito foguetório. O Levantamento do Mastro até hoje emociona os ilhabelenses, que participam do ritual atentamente e fazem seus pedidos pessoais ao santo de sua devoção.
Foto: Ana Carla Santos /PMI
 
Criada para reforçar a tradição, a Congada Mirim se apresentou na sexta e está a cada ano mais afinada e com os passos da coreografia mais alinhados.  As crianças, depois de dançarem a Congada, perpetuando a fé e a devoção secular, participaram da distribuição do Bolo de São Benedito, também ofertado a todo público presente.
Os bailes da Congada ainda aconteceram nas manhãs e nas tardes do sábado (18) e do domingo (19/5), interrompidos apenas pela Ucharia, um grande almoço comunitário que ofereceu feijoada e macarrão com frango,  na Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos.
 
Logo de manhã do domingo (20/5), a Alvorada avisava aos devotos que já era o último dia da festa, em seguida aconteceu a Procissão de São Benedito e a Missa dos Congos, na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, com a presença do prefeito Toninho Colucci, da vice-prefeita Nilce Signorini; do chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio, e os secretários municipais Oswaldo Rehder, de Serviços Públicos; Cristobal Parraga, Meio Ambiente; Mauricio Calil, Finanças, Eng. Flávio Miranda, Obras; Lídia Sarmento, Educação; Luiz Carlos Biondi, de Administração; Danilo Giamondo, Assistência Social; Lúcia Colucci, Saúde, e Nuno Gallo, de Cultura.

Também conhecida como Missa Afro, a celebração foi vibrante com grande participação numa intensa demonstração de alegria ao som dos atabaques e da marimba com muitas oferendas levadas ao altar da Matriz.
 
Após o almoço na Ucharia, foi realizado o baile com as últimas embaixadas da Congada e, na sequência, a Missa Festiva seguida da Procissão quando o Prefeito Colucci foi convidado pelos próprios congueiros a ajudar a carregar o andor de São Benedito pelas ruas do centro histórico.
 
“As famílias caiçaras de Ilhabela têm um legado muito importante que é o de manter viva a festa em homenagem a São Benedito por tantos anos, sempre com muita fé e muito empenho, o que tornou a Congada um verdadeiro patrimônio que atrai cada vez mais turistas que querem conhecer esta tradição”, comentou o prefeito Toninho Colucci, que parabenizou todos os integrantes da Associação Cultural dos Congueiros de Ilhabela pela organização. 

Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...