domingo, abril 30, 2017

Secretaria de Saúde reúne equipe multidisciplinar e emite alerta em relação ao suicídio


A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta sobre o jogo “Baleia Azul” com o objetivo de chamar a atenção de pais e mães para o possível comportamento dos filhos. A nota orienta para o encaminhamento de crianças e adolescentes que apresentem comportamento diferente do usual e ainda para a necessidade de orientação aos pais e cuidadores.
Entre as ações previstas, está a criação de um trabalho multidisciplinar que prevê o treinamento de profissionais para auxiliar o atendimento dos casos na rede pública de saúde.
Considerado um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, o suicídio ganhou mais destaque nas últimas semanas após o lançamento de uma série que tem como tema principal a morte de uma adolescente que sofria bullying na escola. A repercussão também tomou conta dos noticiários depois da divulgação de um suposto jogo virtual chamado “Baleia Azul” em que são os participantes recebem desafios, e tirar a própria vida seria um deles.
Em São Sebastião, a prefeitura possui cobertura psiquiátrica 24 horas no Pronto Socorro e no Hospital de Clínicas, além dos ambulatórios de psicologia e psiquiatria no Centro de Saúde, e Centros de Atenção Psicossocial. É importante destacar que o Centro Municipal de Infectologia (CEMIN) também conta com atendimento especializado para os agravos relacionados à violência.
 A SESAU ressalta que os pais ou responsáveis devem ficar alertas ao detectarem postagens de baixa autoestima nas redes sociais; isolamento (afastar-se da família e dos amigos); falas em morte e suicídio, mesmo que indiretamente, com vontade de "sumir", desaparecer, ir embora; tentativas de suicídio anteriores ou recentes; história de suicídio ou tentativa na família; situação de bullying; comportamentos autodestrutivos (automutilação, uso de álcool e drogas, exposição a situações de risco); abuso sexual prévio ou recente; mudanças de comportamento em geral (muitos pacientes não compartilham seus pensamentos sobre a vontade de cometer suicídio, então, estejam atentos as mudanças de comportamento); pessoas que vem com quadro depressivo, melhora repentina (podem simular melhora para conseguir executar o ato suicida); exposição à violência; perda do interesse em atividades que costuma fazer; perda do interesse nas pessoas; preocupação repentina com morte, morrer e violência; mudanças no hábito do sono (insônia ou aumento de horas dormindo); mudança nos hábitos alimentares (perda ou aumento de apetite); irritabilidade, crises de raiva; piora no desempenho escolar; interesse anormal por filmes de terror, passando horas assistindo; recusa a ir à escola.

PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...