sábado, abril 15, 2017

Fundacc confirma para julho 20ª edição do Festival do Camarão

Foto: Mara Cirino/ Fundacc


Esta semana foi apresentado o regulamento do uso das barracas para os pescadores

A 20ª edição do Festival do Camarão será realizada entre os dias 12 e 16 de julho de 2017, na Praça da Cultura. A data foi confirmada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba durante a apresentação do regulamento para a concessão das barracas junto aos pescadores. A novidade, este ano, é que cada participante poderá apresentar um prato diferente.

 O evento é realizado em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Esta festa visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito, de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Neste ano, serão disponibilizadas pela Fundacc 18 barracas, das quais duas serão para comercialização de doces caseiros e tradicionais da região e 16 barracas para comercialização de alimentos/refeições preparados, obrigatoriamente, à base de camarão e mandioca. Deste total, 15 serão destinadas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba.

Em caso de vagas remanescentes os pescadores de peixe podem participar da seleção, tendo como critério de desempate a sua participação como concessionário no Festival do Camarão 2016.

Toda a documentação dos candidatos, que constam no regulamento (ver aqui ou no site www.fundacc.sp.gov.br), deve ser entregue para análise no período de 8 a 12 de maio de 2017, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, situada na Avenida Rio de Janeiro, 171, no Jardim Primavera, no horário de atendimento das 9 às 16h.

A lista dos contemplados para concessão das barracas será divulgada no site da Fundacc: www.fundacc.sp.gov.br e fixada nos murais das sedes da fundação e da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro até o dia 17 de maio de 2017.

É importante destacar que entre as obrigações dos contemplados estão a participação nas reuniões preparatórias (organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias, entre outras) e na procissão marítima e cerimônia “Barcos ao Mar”, no dia 28 de maio de 2017, às 10h, no Entreposto de Pesca da Praia do Camaroeiro, com embarcações obrigatoriamente decoradas.

De acordo com a organização do evento, os pratos liberados para comercialização são porção de camarão pequeno, porção de camarão grande, espetos de camarões grandes e pequenos, porção de mandioca, porção de peixe frito, dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados.

A novidade, nesta edição, é que os participantes poderão apresentar dois pratos, sendo que um dele pode ser de livre receita. Esse pedido foi feito à presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, durante a apresentação do regulamento. “Acho que é um pedido interessante porque cada um poderá mostrar os seus dons culinários e quem vai escolher onde comer é o consumidor. Por isso, caprichem”, disse. 

PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...