terça-feira, fevereiro 19, 2013

Proprietários de 122 imóveis são autuados por falta de conexão à rede de esgoto Sabesp e Vigilância Sanitária de Caraguatatuba vistoriaram 422 imóveis; conexão é importante para evitar poluição de rios e praias
A gerência da Sabesp em Caraguatatuba, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do setor de Vigilância Sanitária, trabalhou intensamente durante o feriado de Carnaval na operação “Caça-Esgoto”.
 
O principal objetivo foi envolver os foliões que têm imóveis no município e escolheram o local para passar o feriado, conscientizando-os sobre a importância da conexão à rede coletora de esgotos da Sabesp.
 
Em quatro dias de trabalho, a equipe, composta por quatro funcionários da Sabesp e outros quatro da Vigilância Sanitária, vistoriou 490 imóveis, resultando em 122 autuações por falta de conexão à rede coletora de esgotos.
 
Vale destacar que 325 imóveis estavam fechados e seus respectivos proprietários receberão notificações pelos Correios. Dos quase 500 vistoriados no Carnaval, somente 34 estavam corretamente conectados à rede da Sabesp.
 
Atualmente 2.742 ligações estão liberadas, ou seja, podem ser feitas imediatamente nas redes coletoras de esgotos da Sabesp. Dos 42 bairros com conexões disponíveis, a maior quantidade de residências está no Porto Novo, Praia das Palmeiras, Morro do Algodão, Pontal Santa Marina, Barranco Alto, Travessão, Rio do Ouro, Jardim Britânia, Centro e Estrela D’Alva.
 
A ligação do domicílio à rede coletora de esgotos é obrigatória. O morador notificado, que não cumprir a determinação da Vigilância Sanitária no prazo determinado, pode sofrer multa de R$ 1.800,00 - valor correspondente a 750 VRM (Valor de Referência do Município). 
 
Conforme explica o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Engº José Bosco Fernandes de Castro, o ganho ambiental é grande. “Quando o imóvel está conectado à rede coletora de esgotos fica mais valorizado, além da questão de saúde pública e da melhoria da balneabilidade das praias, já que o turismo é o carro chefe do Litoral Norte”, finalizou Bosco.

As conexões residenciais são feitas gratuitamente pela Sabesp e podem ser solicitadas na Agência de Atendimento de Caraguatatuba (Avenida Arthur Costa Filho, nº 131, Centro).

Fonte: Sabesp 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...