quarta-feira, fevereiro 20, 2013


Pronto Socorro Municipal inicia atendimento em Caraguá

O Pronto Socorro Municipal já está em operação no bairro Jardim Primavera. A cerimônia de inauguração ocorreu no último sábado (16/2/2013) e contou com a presença do prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, do vice Antonio Carlos Júnior, do senador da República, Aloysio Nunes, e do deputado estadual Samuel Moreira. Também participaram da solenidade a população, funcionários públicos, secretários municipais e vereadores.

A unidade funciona 24h, ocupa dois pavimentos do edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, e integra o complexo da Saúde na Praça Renato Navarro Magalhães, no Jardim Primavera. Durante a inauguração, o público conferiu as instalações que contam com modernos equipamentos de última geração e, aproximadamente, 180 profissionais das mais diversas áreas, tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais.

O secretário de Saúde de Caraguá, Sérgio Luiz Pinto Ferreira, disse que a cidade ganhou um serviço de alta qualidade, com unidade de urgência e emergência de porta aberta. “O prefeito Antonio Carlos já autorizou a informatização da saúde para que possamos melhorar ainda mais o atendimento aos usuários”.

As conquistas do prefeito Antonio Carlos na área da saúde como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação e o Pronto Socorro foram elogiadas pelo deputado Samuel Moreira. “Já há o compromisso do governador Geraldo Alckmin de construir o Hospital Regional para atender todo o Litoral Norte e temos a convicção de que a unidade será em Caraguá”, disse.

O senador Aloysio Nunes ressaltou o patriotismo da população após a execução do hino de Caraguatatuba. Ele lembrou também que o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, foi um militante na saúde pública nos governos de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. “Barradas era uma pessoa obcecada pelo trabalho, com características muito semelhantes ao Antonio Carlos, que é incansável ao lutar pela população. Continuem polindo esta joia de Deus, que é Caraguá”, afirmou.

Homenagens – O edifício recebeu o nome de Luiz Roberto Barradas Barata, médico sanitarista formado em 1976 pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ocupou o cargo de secretário estadual de Saúde entre 2003 e 2010. Construiu o Instituto do Câncer e o primeiro hospital público de transplantes do Brasil, e foi o responsável pelas instalações dos AME’s de Caraguá, Taubaté e Lorena.

A Ala de Pronto Atendimento Adulto ganhou o nome do Dr. José Bourabeby, que foi prefeito de Caraguá por dois mandatos. Como médico trabalhou incansavelmente pela melhoria do sistema de saúde e faleceu no dia 8 de maio de 2012.

A secretaria municipal de Saúde recebeu o nome do Dr. Arnaldo José Rosiello. Especialista em ginecologia, o médico atua na Santa Casa de Saúde Stella Maris, na rede municipal e também presta serviços na secretaria Estadual de Segurança Pública.

A Ala de Pronto Atendimento Infantil e o Centro de Atendimento Materno Infantil têm o nome do Dr. Pedro Norberto dos Santos. Especialista em Fisiologia, Medicina Ocupacional e Pediatria, atuou como docente em Universidades do Rio de Janeiro e de Caraguá. Foi secretário municipal de Saúde em duas gestões.
Foto: Gianni D'Angelo/PMC

Primeiros números – Desde o final de semana em que foi inaugurado até a tarde da última segunda-feira (18), o Pronto Socorro Municipal efetuou 329 atendimentos. A nova unidade está preparada para receber a demanda de 400 pacientes por dia, entre crianças e adultos.

Moradores aprovam – O motoboy Rogério Rodrigues Cabral, 33 anos, disse que após um mal estar no estômago foi ao Pronto Socorro. “Não me senti muito bem e resolvi vir direto para a unidade. Cheguei às 9h e, mesmo com muito movimento fui muito bem atendido por todos os funcionários. Não tenho nada a reclamar. A estrutura está ótima”.

A moradora do Jardim Itaúna, Marina Camargo Santos, 21 anos, falou que desmaiou quando seguia para o trabalho nessa segunda-feira (18) pela manhã e foi levada direto ao novo Pronto Socorro pelo motorista da empresa. "O atendimento também foi muito bom”, disse.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...