Projetos relacionados à informatização, gestão de pessoas e
manual dos CEI’s faturam Prêmio Ideias Inovadoras
O 1º Prêmio Ideias Inovadoras foi entregue nesta quinta
(21/02/2012) no Teatro Mario Covas. Os projetos vencedores abordaram temas
ligados à digitalização de documentos públicos, gestão de recursos humanos por
meio da criação de um Centro de Referência de Atendimento ao Servidor Público
Municipal e à criação do manual padronizado de atendimento dos ADI’s nos
Centros de Educação Infantil (CEI’s).
O concurso reuniu 32 propostas e premiou iniciativas que
contribuem efetivamente para o aperfeiçoamento dos serviços públicos
municipais. Os 1º, 2º e 3º colocados receberam R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil,
respectivamente.
O projeto “Prefeitura sem Papel – Desenvolvimento de um
Portal de Atendimento Online”, do agente administrativo Eliano Lucas da Silva,
conquistou a 1ª posição. O 2º lugar ficou com a proposta “Gestão de Pessoas e
Sustentabilidade”, da professora de Educação Básica II, Telma Guadagnini; e o
“Manual de Boas Práticas no CEI”, da auxiliar de desenvolvimento infantil,
Glaucia Borges, com a 3ª colocação. Os três servidores pertencem à secretaria
de Educação.
A banca examinadora do 1º Prêmio Ideias Inovadoras foi
formada pela secretária de Administração, Flávia Oliveira Silva; chefe de
Gabinete, Eloíza Antunes; diretora de Desenvolvimento e Serviços da Prefeitura
de Ilhabela, Raquel Julião Baberullo; coordenadora do curso de Arquitetura do Centro Universitário
Módulo e Mestra em Urbanismo, Tatiane Roselli Ribeiro; e pelo Pró-reitor de
Graduação, Pós-graduação e Extensão, Professor Doutor José Carlos Victorino de
Souza.
A secretária de Administração, Flávia Oliveira Silva,
afirmou que o concurso deu a cada funcionário a oportunidade de repensar o setor
público. “Espero que os demais participantes não se sintam desmotivados e
apresentem suas ideias no próximo ano.”
Foto: Gianni D'Angelo/PMC |
O prefeito Antonio Carlos disse que “iniciativas como estas
ajudam a tornar as políticas públicas mais eficientes para atender quem mais
precisa: o povo.” Ele contou que em 1998, no primeiro mandato, criou uma lei
para fornecer bolsa de estudos para os servidores públicos e, posteriormente,
estendeu o benefício aos familiares dos funcionários e que está em estudo a
criação de um curso de pós-graduação dentro da prefeitura. “Queremos uma
especialização conforme a realidade de Caraguá.”
O servidor Eliano Lucas da Silva afirma que a proposta do
portal de atendimento online teve embasamento no período das férias. “O site
visa solucionar o problema do aumento na demanda nas repartições públicas na
alta temporada.”
De acordo com a chefe de Gabinete, Eloíza Antunes, alguns
projetos podem ser aplicados em um curto prazo. “Outras ideias serão objetos de
um estudo para futura implantação.”
As inscrições do concurso foram realizadas em outubro e
novembro de 2012. Os servidores efetivos, comissionados e estagiários da
prefeitura e funcionários da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de
Caraguatatuba) e Caraguaprev (Instituto de Previdência do Município de
Caraguatatuba) puderam se inscrever. Os projetos abordaram os temas: Gestão da
Informação e Comunicação, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Planejamento e
Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão de Materiais e Serviços, Logística e
Patrimônio, Sustentabilidade, Simplificação de Processos, Governança Social,
Responsabilização e Transparência e Avaliação e Monitoramento de Políticas
Públicas.
Ideias Inspiradoras
Quatro projetos foram reconhecidos como Ideias Inspiradoras
pela banca examinadora. O objetivo da
categoria é contemplar propostas que podem ser aperfeiçoadas e aproveitadas
posteriormente. Os participantes ganharam bicicletas como premiação.
O Prêmio Ideias Inspiradoras foi concedido para os seguintes
projetos: “Sistema de Gerenciamento de Manutenção de Frotas”, do agente
administrativo Igor Afonso Ferreira de Camargo e do chefe da Seção de Compras,
Carlos Alberto Santana, ambos da secretaria da Administração; “Rede Colcha de
Retalhos”, da terapeuta ocupacional Keiko Simon Ushiwata e da assistente social
Zenólia Rodrigues Joaquim; “Sustentabilidade na Administração Pública -
Reutilização de Água de Chuva nas Unidades Escolares”, da assistente
administrativa Mariana Regina da Silva; e “As Sete Maravilhas de Caraguá”, da
professora de Educação Básica II, Juliana Neuma. Os quatro servidores são
lotados na secretaria de Educação.
O 1º Prêmio Ideias Inovadoras foi uma realização do Governo
Municipal, por meio da secretaria de Administração. A iniciativa também contou
com o apoio da Fundacc e Centro Universitário Módulo, além dos patrocínios da
Uniodonto e da Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública.
Fonte: PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário