sábado, fevereiro 23, 2013




Projetos relacionados à informatização, gestão de pessoas e manual dos CEI’s faturam Prêmio Ideias Inovadoras




O 1º Prêmio Ideias Inovadoras foi entregue nesta quinta (21/02/2012) no Teatro Mario Covas. Os projetos vencedores abordaram temas ligados à digitalização de documentos públicos, gestão de recursos humanos por meio da criação de um Centro de Referência de Atendimento ao Servidor Público Municipal e à criação do manual padronizado de atendimento dos ADI’s nos Centros de Educação Infantil (CEI’s).

O concurso reuniu 32 propostas e premiou iniciativas que contribuem efetivamente para o aperfeiçoamento dos serviços públicos municipais. Os 1º, 2º e 3º colocados receberam R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

O projeto “Prefeitura sem Papel – Desenvolvimento de um Portal de Atendimento Online”, do agente administrativo Eliano Lucas da Silva, conquistou a 1ª posição. O 2º lugar ficou com a proposta “Gestão de Pessoas e Sustentabilidade”, da professora de Educação Básica II, Telma Guadagnini; e o “Manual de Boas Práticas no CEI”, da auxiliar de desenvolvimento infantil, Glaucia Borges, com a 3ª colocação. Os três servidores pertencem à secretaria de Educação.

A banca examinadora do 1º Prêmio Ideias Inovadoras foi formada pela secretária de Administração, Flávia Oliveira Silva; chefe de Gabinete, Eloíza Antunes; diretora de Desenvolvimento e Serviços da Prefeitura de Ilhabela, Raquel Julião Baberullo; coordenadora do  curso de Arquitetura do Centro Universitário Módulo e Mestra em Urbanismo, Tatiane Roselli Ribeiro; e pelo Pró-reitor de Graduação, Pós-graduação e Extensão, Professor Doutor José Carlos Victorino de Souza.

A secretária de Administração, Flávia Oliveira Silva, afirmou que o concurso deu a cada funcionário a oportunidade de repensar o setor público. “Espero que os demais participantes não se sintam desmotivados e apresentem suas ideias no próximo ano.”


Foto: Gianni D'Angelo/PMC

O prefeito Antonio Carlos disse que “iniciativas como estas ajudam a tornar as políticas públicas mais eficientes para atender quem mais precisa: o povo.” Ele contou que em 1998, no primeiro mandato, criou uma lei para fornecer bolsa de estudos para os servidores públicos e, posteriormente, estendeu o benefício aos familiares dos funcionários e que está em estudo a criação de um curso de pós-graduação dentro da prefeitura. “Queremos uma especialização conforme a realidade de Caraguá.”


O servidor Eliano Lucas da Silva afirma que a proposta do portal de atendimento online teve embasamento no período das férias. “O site visa solucionar o problema do aumento na demanda nas repartições públicas na alta temporada.”

De acordo com a chefe de Gabinete, Eloíza Antunes, alguns projetos podem ser aplicados em um curto prazo. “Outras ideias serão objetos de um estudo para futura implantação.”

As inscrições do concurso foram realizadas em outubro e novembro de 2012. Os servidores efetivos, comissionados e estagiários da prefeitura e funcionários da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e Caraguaprev (Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba) puderam se inscrever. Os projetos abordaram os temas: Gestão da Informação e Comunicação, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão de Materiais e Serviços, Logística e Patrimônio, Sustentabilidade, Simplificação de Processos, Governança Social, Responsabilização e Transparência e Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.

Ideias Inspiradoras

Quatro projetos foram reconhecidos como Ideias Inspiradoras pela banca examinadora.   O objetivo da categoria é contemplar propostas que podem ser aperfeiçoadas e aproveitadas posteriormente. Os participantes ganharam bicicletas como premiação.

O Prêmio Ideias Inspiradoras foi concedido para os seguintes projetos: “Sistema de Gerenciamento de Manutenção de Frotas”, do agente administrativo Igor Afonso Ferreira de Camargo e do chefe da Seção de Compras, Carlos Alberto Santana, ambos da secretaria da Administração; “Rede Colcha de Retalhos”, da terapeuta ocupacional Keiko Simon Ushiwata e da assistente social Zenólia Rodrigues Joaquim; “Sustentabilidade na Administração Pública - Reutilização de Água de Chuva nas Unidades Escolares”, da assistente administrativa Mariana Regina da Silva; e “As Sete Maravilhas de Caraguá”, da professora de Educação Básica II, Juliana Neuma. Os quatro servidores são lotados na secretaria de Educação.

O 1º Prêmio Ideias Inovadoras foi uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Administração. A iniciativa também contou com o apoio da Fundacc e Centro Universitário Módulo, além dos patrocínios da Uniodonto e da Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública. 

Fonte: PMC

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