segunda-feira, fevereiro 25, 2013


Fundo Social e moradores da Costa Sul se mobilizam e coletam donativos para desabrigados


O Fundo Social de Solidariedade e a comunidade da Costa Sul de São Sebastião se mobilizaram e fizeram neste sábado (23) a primeira doação de auxílio às vítimas da forte chuva que caiu na região, principalmente nos bairros de Boiçucanga, Cambury e Maresias.


Dentre os donativos estão colchões, roupas, produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis.
 

  Eles foram entregues no ginásio de esportes “Astrogildo Gomes de Oliveira”, em Boiçucanga, onde pelo menos 10 pessoas estão alojadas e onde o secretário adjunto de Segurança Urbana, Marcos Jorge dos Santos, esteve para acompanhar os trabalhos e ouvir os necessitados.  Esse grupo atendido trabalha em uma firma que atua na construção civil e morava na última casa da rua Rio Pequeno, no bairro.

No local, segundo o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão,  a água chegou a 1,80 metro de altura.


 

“A água veio com tudo e invadiu nossa casa por volta das 20h30. Perdemos roupas, os alimentos se estragaram, os colchões, a geladeira e o fogão ficaram todos molhados”, contou o ajudante geral Fabrício dos Santos, 24, natural de Venceslau Guimarães (BA).As próprias vítimas ajudaram, inclusive, a socorrer os vizinhos. “Colocamos sete pessoas em cima da laje. Tinha até criança. Nunca passamos por uma situação dessas”, acrescentou José Luiz dos Santos Barreto, 19, que veio de Ibirapitanga (BA) na companhia de seus colegas no último dia 2, para trabalhar em Boiçucanga.


Estragos


A forte chuva que assolou a Costa Sul provocou inúmeros estragos e causou a morte de uma adolescente de 11 anos, que foi arrastada pela enxurrada. O corpo de Tainá foi encontrado pela Defesa Civil na manhã deste sábado (23).


A mãe da adolescente, Leda Simões,  professora em Boiçucanga, de acordo com Carlão, ficou presa por cerca de 30 minutos entre troncos de árvores e acabou socorrida por populares. Em seguida, a Defesa Civil a levou para o Pronto Atendimento de Boiçucanga, onde permanece internada.

Fotos: Ricardo Faustino/PMSS
O volume de água foi tão forte que arrastou a casa da educadora, que era de alvenaria com partes de madeira. “Só ficou o alicerce”, declarou Santos.


Mais seis casas em Boiçucanga tiveram suas paredes danificadas e houve perda total de móveis e eletrodomésticos. A chuva também arrastou uma motocicleta e dois carros, sendo que um deles percorreu quase  um quilometro. Várias  pontes também foram levadas pela correnteza e animais morreram afogados. Dentre elas estão a existente no Sertão do Piavú e no acesso 2.800 do Sertão do Cacau, em  Cambury; e no final da Rua Nova Iguaçu, em Maresias. A estrutura da ponte situada na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga, ficou totalmente comprometida devido à correnteza e aos vários troncos de árvores que desceram o rio.


Bairros


De acordo com a Defesa Civil, na Zeis (Zona de Especial Interesse Social) Areião, em Cambury, a água da chuva invadiu aproximadamente 200 casas e obrigou a saída de 54 pessoas, que foram para casas de parentes. No mesmo bairro, só que na Zeis Lobo Guará, a água chegou 2,15 metros de altura e causou muito prejuízo, obrigando a retirada de cerca de 40 pessoas. “Hoje pela manhã elas retornaram para suas casas”, disse Carlão.


Em Maresias, o alagamento atingiu 117 imóveis e 37 pessoas deixaram suas casas e passaram a noite com parentes. Em alguns pontos a água chegou a 1,64 m de altura. As ruas mais críticas foram: Olímpio Romão Cesar, Navegantes, Beco 70 e linhão da Cesp.

Na Zeis Vila Sahy e no centrinho de Barra do Sahy a altura da água foi de 60 cm. Só na Vila Sahy 80 casas foram alagadas, mas não houve necessidade de remoção.

O bairro de Juquehy também recebeu grande carga de água, mas não foi preciso remover famílias de suas moradias.


Serviço: Chamados relacionados à Defesa Civil devem ser feitos pelo telefone 199. Quem puder doar alimentos, roupas, produtos de higiene, colchões etc pode se dirigir à Secretaria de Segurança Urbana, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, na região central da cidade, à Regional de Boiçucanga e ao Fundo Social de Solidariedade.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...