sexta-feira, setembro 11, 2015

Sessão Solene de Aniversário de Ilhabela homenageia personalidades da Comunidade Local

Fotos: Ronald Kraag/Divulgação



A Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 210 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela lotou o auditório do Centro Cultural e Educacional Prefeito Roberto Fazzini, no último dia 3 de setembro. Autoridades locais, como o prefeito Toninho Colucci, secretários municipais, membros da sociedade civil organizada estavam entre os presentes, além de autoridades de cidades vizinhas, como o Capitão de Fragata Marcelo Sá, o chefe de Gabinete da Prefeitura de São Sebastião, Marcos Souza e o vereador de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato (PSD), entre outros.

A sessão foi abrilhantada pela apresentação impecável da banda musical do Projeto Guarda Mirim, regida pelos maestros Ricardo e Alexander Augusto (Leleco), além da coordenação do Sargento PM Egberto Santos, que emocionou os presentes com a execução dos Hinos Nacional e de Ilhabela. Os vereadores ilhéus homenagearam 14 títulos de Cidadão Honorário de Ilhabela e de Gratidão Caiçara, pela prestação de relevantes serviços à sociedade ilhabelense.

Benedito Valdemar de Jesus: homenageado pela vereadora Benedita Gonzaga de Campos, a Professora Dita (PTB), com o título de Cidadão Honorário de Ilhabela, o policial militar nasceu em Aparecida, veio de origem humilde e reside em Ilhabela há mais de 10 anos, atuando com projetos sociais e também com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), mantido pela corporação.

Orminda de Oliveira Silva: a professora aposentada também recebeu a maior honraria que pode ser concedida pelo Poder Legislativo por iniciativa da vereadora Professora Dita (PTB). “Nininha”, como é conhecida no município, foi uma das primeiras professoras formadas a lecionar no arquipélago, inclusive em escolas tradicionais. Foi uma das fundadoras do Conselho Tutelar no município e ainda hoje desenvolve trabalhos voluntários na cidade.

Adílio Lenzolari de Oliveira: O empresário passou a ser Cidadão Honorário de Ilhabela graças à indicação do presidente do Legislativo, vereador Adilton Ribeiro (PSD). Adílio fez história na cidade após anos de uma vida sofrida, crescendo com seu trabalho que teve início com a compra de um caminhão para atuar no ramo da construção civil e culminou na construção do maior empreendimento da área existente hoje na cidade, empregando diversas famílias locais. Adílio também é destaque na área social, onde patrocina e incentiva diversos atletas do município, além de promover e apoiar eventos sociais e beneficentes.

Catharina Choe Nunes: Homenageada pelo vereador Thiago Souza Santos, Dr. Thiago (SD), a mulher mais bonita do Brasil eleita em 2015 mereceu a indicação por divulgar o nome do município de forma gratuita no mais importante concurso de beleza do país, trazendo mídia espontânea e consequentemente contribuindo para a divulgação do arquipélago.

Anderson Tomazini: Pelos mesmos motivos de Catharina, o atual Mister Brazil 2015 também foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Ilhabela pelo vereador Dr. Thiago Santos (SD). Além da mídia espontânea por representarem Ilhabela no concurso nacional, ambos os modelos ainda podem contribuir gratuitamente para a divulgação do município nas etapas mundiais dos concursos de Beleza que serão realizados até o fim deste ano.

Sandra Regina Rost Stanich: A empresária Sandra Stanich foi homenageada com o título de Cidadã Honorária de Ilhabela pela vereadora Rita Janete de Oliveira Gomes, a Drª Rita (PTdoB), pelos muitos anos de atuação voluntária na vida da sociedade ilhabelense. De membro ativo de associações de pais e mestres, sociedades amigos de bairro, até o clube de serviços Rotary Club, Sandra escreve seus dias com dedicação o próximo, com desprendimento e boa vontade, conquistando amigos e admiradores por toda a cidade.

Emiliano Cesar Bernardo: Também homenageado por indicação da vereadora Drª Rita Janete (PTdoB), Emiliano Cesar Bernardo, o Pingo, é reconhecidamente um agente da construção da história cultural do município, tendo grande participação em diversas ações culturais dentro e fora da cidade, sempre com o intuito de propagar a cultura com viés de educação ambiental. Pingo foi um dos fundadores do Pés no Chão, primeiro aparelho de cultura local, onde atua até os dias atuais, desenvolvendo projetos próprios ou em parceria com a Prefeitura de Ilhabela.

Lúcia Heidorn Reale Colucci: A atual secretária municipal de Saúde e presidente do Fundo de Solidariedade do município recebeu o título de Gratidão Caiçara das mãos da vereadora Gracinha Ferreira (PSD), pelos relevantes serviços prestados à sociedade não apenas em sua atuação no poder público, mas em toda sua trajetória na vida social de Ilhabela. Os avanços que o município conquistou no atendimento à terceira idade e os prêmios pela gestão austera e responsável na saúde pública foram alguma das conquistas atribuídas ao trabalho de Lúcia Reale.

Mônica Kurachina: A atual presidente da APAE e provedora da Santa Casa foi agraciada com o título de Cidadã Honorária de Ilhabela também por iniciativa da vereadora Gracinha Ferreira (PSD). Além da atuação voluntária à frente de duas entidades importantes para o município, com trabalho responsável e com grande aceitação pela sociedade, Mônica se destaca ainda pela participação efetiva em conselhos municipais e eventos beneficentes.

Benedito Amaral: O ex-combatente da Força Aérea Brasileira recebeu o título de Gratidão Caiçara por iniciativa do vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (PSD), pelos relevantes serviços prestados ao município, de bagaceiro nos engenhos de cana até à construção das seis pontes que ainda hoje fazem a ligação dos extremos norte e sul do arquipélago, além, é claro, da brilhante atuação nas Forças Armadas, quando foi considerado um dos melhores soldados da época. A vitalidade e memórias do senhor de 89 anos emocionaram os presentes que o ovacionaram em pé na cerimônia.  

Jorge Nieckele: O empresário do ramo náutico também foi homenageado pelo vereador Cleison Guarubela (PSD), recebendo o título de Cidadão Honorário de Ilhabela. Ex-atleta de hobbie cat, Nieckele representou o município em diversas competições até criar seu empreendimento que é fonte de renda para outras famílias na cidade, contribuindo com o desenvolvimento da ilha.


Dirce Barbosa dos Santos Valério: Foi agraciada com o título de Gratidão Caiçara pelo vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PCdoB), por manter, ainda hoje, as origens humildes e tradicionais da cultura caiçara. Funcionária pública aposentada, fez amigos por onde passou e é o esteio da família de nove filhos e 10 netos.




Solidonio Narciso dos Reis Neto: Membro atuante de duas das principais manifestações culturais tradicionais na cidade, a Congada de São Benedito e a Folia de Reis, “Narciso”, como é conhecido, foi homenageado também pelo vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) com o título de Gratidão Caiçara. Além da efetiva participação nos movimentos culturais, o homenageado foi por muitos anos o coveiro municipal, desempenhando com afinco e dedicação uma tarefa nada fácil, mas de relevante importância nos momentos mais difíceis das famílias da cidade.

Rogério Ribeiro de Sá: O “professor Catolé” recebeu o título de Cidadão Honorário de Ilhabela por intermédio do vereador presidente, Adilton Ribeiro (PSD). Ícone da educação no arquipélago, onde leciona desde 1987 em escolas estaduais, tem uma legião de alunos e ex-alunos fãs de suas aulas com didática própria e peculiar, sendo reverenciado ainda por colegas de profissão por sua atuação à frente das salas de aula. Catolé também um dos expoentes da política local, tendo sido vereador por três mandatos e secretário da Cultura e do Meio Ambiente na primeira gestão do prefeito Toninho Colucci, deixando em suas gestões marcas de sua atuação altiva e combativa. Admirador da cultura tradicional, é autor da lei que criou a Semana da Cultura Caiçara, entre dezenas nas áreas de cultura, educação e meio ambiente.

Fonte: CMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...