sábado, setembro 19, 2015

Mostra Final de Dança oferece extensa programação em Caraguá e recebe grupos de diversas cidades do Estado



O renomado bailarino Ismael Ivo é o curador artístico do projeto e
estará na cidade para acompanhar a mostra

Caraguatatuba receberá entre os dias 25 e 27 de setembro, de sexta-feira a domingo, no Teatro Mario Covas e na Praça Dr. Cândido Motta, a primeira edição da Mostra Final de Dança. O evento, uma parceria entre o Projeto de Qualificação em Dança, da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Poiesis, e o Governo Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, apresentará uma extensa programação gratuita com espetáculos de dança de grupos oriundos de diversas cidades do estado de São Paulo. O renomado bailarino Ismael Ivo, que atualmente vive em Viena, na Áustria, é o curador artístico do projeto e estará na cidade para acompanhar a mostra.

A iniciativa pretende ser um espaço de avaliação do desenvolvimento dos grupos a partir de seus projetos iniciais e de difusão dos trabalhos dos bailarinos com a população. O projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o estado.

Iniciado em 2014, a ação é uma política pública voltada para interiorização e descentralização de ações culturais, que visa contribuir para o aperfeiçoamento artístico dos grupos, companhias e coletivos, incentivando o diálogo com a comunidade da qual faz parte. É uma possibilidade para o aprofundamento prático, técnico e teórico de suas criações em dança por meio de ações de orientação artística, workshops, palestras e intercâmbios culturais.
O projeto se propõe a contatar e sugerir parcerias aos artistas selecionados criando conexões com Instituições Governamentais ou privadas inserindo-se nos eventos e atividades programadas neste setor. Os artistas orientadores selecionados estão propostos dentro de um consenso artístico de valorizar o trabalho de cada grupo, observar o trabalho que está sendo efetuado e trazer outros pontos de referência. Tudo isto num processo de compartilhar ideias, apontando novas possibilidades de caminhos como fonte de novas inspirações.

Atualmente, o projeto Qualificação em Dança atende o Corpo de Baile de Caraguatatuba; o Grupo Up, de Catanduva; a Cia. Rogéria Zago, de Piracicaba; a Cia. Dança Rit’s, de Tatuí; o Balé de Rio Preto, de São José do Rio Preto; o Em Movimento, de Birigui; a Cia. Mudança e Dança InPrudente, de Presidente Prudente; e a Cia. Dança Vida, de Ribeirão Preto.
O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá e a Praça Dr. Cândido Motta, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661.

Sobre Ismael Ivo

Paulistano de Vila Prudente, Ismael estudou dança e interpretação no Brasil, onde se apresentava como solista. Em 1983, a convite de Alvin Ailey, seguiu para Nova York. De 1985 a 1996 viveu em Berlim trabalhando com Johann Kresnik, coreógrafo da German Dance Theatre e com Ushiu Amagatsu, diretor e coreógrafo do grupo Sankai Juku.  Em 1984 Ismael Ivo fundou o ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena em conjunto a Karl Regensburger, nesse momento o maior festival de dança da Europa, do qual continua como representante e diretor artístico.



Confira abaixo a programação completa:

Mostra Final de Dança – Projeto de Qualificação em Dança
De 25 a 27 de setembro – Teatro Mario Covas e Praça Dr. Cândido Motta
Entrada Franca

Dia 25/9 – Sexta-feira
19h30 – TMC – Abertura Oficial  
20h – TMC – Espetáculo “Colcha de Retalhos” com Corpo de Baile de Caraguatatuba
Sinopse: Inspirada no recorte da Herança Cultura deixada em cada um, evidenciando traços marcantes do cotidiano, a criação ”Colcha de Retalhos” sugere uma provocação, explora as relações corporais, sob uma ótica biológica, espacial e sensorial sobre a verdadeira essência cultural brasileira l Concepção coreográfica e direção: Cristina Neves l Elenco: Elisa Venâncio de Oliveira, Ysadora, Dias Miranda, Valdinei José da Silva, Bárbara DetuskReis, Cristian Rocha, Maíra Naara Viana, Samantha Delfino, Thays Eberl da Fonseca e Vitoria Costa Manso Ferreira l Assistente de direção e iluminação: Cristian Rocha lArtista-Orientadora: Lara Pinheiro l Duração: 40 minutos l Classificação: 10 anos.

Dia 26/9 – Sábado
10h – Praça Dr. Cândido Motta – Espetáculo “Aos que aqui estão” com Rio Preto Cia. de Dança (São José do Rio Preto/SP)

Sinopse: O espetáculo tem como inspiração as obras de Banksy e aborda as sutilezas de nosso egoísmo social. Andamos pela cidade, trabalhamos, compramos, nos desfazemos de coisas, muitas vezes sem olhar para os lados. Protestamos, reivindicamos, debatemos e gritamos sem saber ao certo sobre o que ou para que, simplesmente fazemos, pois a maioria está ali. Direção Geral: Creuza Arruda l Bailarinos:Carolina Campos, Creuza Arruda, Danilo Melo, David Balt, Fernando Souza e Thaís Benites l Trilha Sonora: Miltinho Verdere l Artista-Orientadora: Érika Moura l Duração: 50 minutos l Classificação:Livre.


15h30 – TMC – Espetáculo “Super Ato” com Cia. Em Movimento (Birigui/SP)

Sinopse: Um baile normal com pessoas aparentemente normais... Mas afinal o que é normal? EmSuperAto as pessoas que vão dançar e se divertir expõe suas particularidades mais íntimas, deixando vir à tona seus medos e desejos. O baile segue e todos acompanham conforme sua música. Direção:Alexandre Decares de Oliveira l Assistente de Direção: Joyce Cristina de Souza l Coreografia: Alexandre Decares de Oliveira, Felipe Cordeiro Sobral, Joyce Cristina de Souza e Francielly do Nascimento Costa lBailarinos: Alexandre Decares de Oliveira,Anna Karenina de Souza e Silva, Alexandre Decares de Oliveira, Ariane Quirino de Medeiros Alves, Caio Rosa Aguiar, Felipe Cordeiro Sobral, Joyce Cristina de Souza e Francielly do Nascimento Costa l Figurinista: Felipe Cordeiro Sobral e Francielly do Nascimento Costa l Técnico de Som: Everton Genari l Técnico de Iluminação: Rafael de Moura Silva l Artista-Orientadora: Carolina Natal l Duração: 30 minutos l Classificação: Livre.


18h – TMC – Espetáculo “Sinquise” com Grupo UP (Catanduva/SP)

Sinopse: Mistura, confusão, Sínquise é uma figura de linguagem e consiste numa violenta inversão da ordem direta dos termos da oração, de modo que, numa primeira leitura, torna-se difícil a compreensão do enunciado. O espetáculo pretende explorar uma nova ideia de organização e reorganização a respeito da criação do movimento, que tem forte relação com a pesquisa estética e conceitual do grupo. 
Direção:
 Luan Andrade l Intérpretes-Criadores: Igor Damil, Lara Bocchini, Letícia Bocchini, Letícia Barbosa, Luan Andrade, Marcos Henrique e Thaynná Dourado l Assistente/Técnica de Som: Larissa Luvian l Artista-Orientadora: Morgana Apuama l Duração: 40 minutos l Classificação: 8 anos.


21h – TMC – Espetáculo “Contraverso” com Cia. Rits (Tatuí/SP)

Sinopse: A proposta do espetáculo partiu de dois encontros: a obra de Vinicius de Moraes e a parceria entre dança e música.
Algumas questões: Como tornar potente o diálogo entre bailarinos e músicos, fazendo com que a criação artística se dê no entrelaçamento dessas duas linguagens? Como fazer com que uma arte contamine a outra? Como serem ambas, independentes e dependentes, uma da outra, ao mesmo tempo? Quem é esse personagem Vinicius de Moraes? – são os eixos da pesquisa, que se consolidará por meio de movimentos “dramatúrgicos musicais contemporâneos”.
 Coreografia: Anelissa Fructuoso e Natália Popts Juiz l Bailarinos: Anelissa Fructuoso, Amanda Rodrigues Godinho, César Augusto dos Santos, Gabriela Bueno Roza, Marina Crescêncio e Natalia Popts Juiz l Músicos: Carlos Stocco (violão), Cibele Sabioni (voz), Daniel Bortoloni (guitarra), Rafael Chieff (percussão) e Thiago Leite (voz) lIluminação: Samir Araújo l Contra Regra: Júlia Mazzi l Técnico Cenário e Som: Renan Roberto Benavides
Artista-Orientador: Ramiro Murillo l Duração: 45 minutos l Classificação: Livre.


Dia 27/9 – Domingo
14h – TMC – Espetáculo “Sós” com Cia. Dança InPrudente (Presidente Prudente/SP)

Sinopse: Utilizando a ideia da mitologia grega, onde todos partem do barro e de uma só energia, que se dividiu e evoluiu em indivíduos diferentes, “Sós”, fala da solidão da vida contemporânea, do excesso de informação e possibilidades que nos levam a impossibilidade de enxergar e aceitar o outro lCoordenação Geral: Helga Urel l Concepção, criação e bailarinos: Fernanda Benvenuto, Isadora Pantarotto, Isabela Pantarotto, Mariana Silva, Natalia Marques, Robson Bento e Tamara Barbosa lIluminação: Luis Progetti l Figurinos: Luis Antônio Silva l Artista-Orientador: Fernando Machado lDuração: 30 minutos l Classificação: Livre.



14h45 – TMC – Espetáculo “LED – Locução Espacial Direta” com Cia. Mudança (Presidente Prudente/SP)

Sinopse: O trabalho toma como metáfora as propriedades do dispositivo LED (light emitting diodo), para mergulhar na investigação da relação do corpo contemporâneo e sua relação com a tecnologia digital. Solidão, insegurança, individualidade, aproximações e afastamentos são assuntos abordados na criação de forma poética como um exercício de olhar para o nosso tempo l Direção Geral: Emerson Euzebio l Bailarinos: Marcelo Gretter, Raquel Galvão, Rebeca Tedeschi e Rute Tedeschi l Iluminação:Celso Aguiar l Artista-Orientador: Robson Ferraz l Duração: 30 minutos l Classificação: Livre.


18h – TMC – Espetáculo “O Diário de ume ex-combatente” com Cia. Rogéria Zago (Piracicaba/SP)

Sinopse: Criada pelo diretor Ricardo Zago, o espetáculo de dança e teatro contém trilha sonora com montagens musicais de efeitos marcantes que demonstram a trajetória de cansaço, brigas e perdas dos soldados durante a Guerra l Texto: Beatriz Andrea Gianotti l Coreografias e direção geral: Rogéria Zago l Elenco: Aline Cristina Vitti Ramos, Amanda Lais de Almeida Leite, Beatriz Andrea Gianotti, Emerson Correa dos Santos, Ingrid Miranda Sturion, Lara Thays de Souza, Larissa Zago Santos, Leonardo Correa Rodrigues, Luis Fernando dos Santos, Maria Julia Benatto Mina, Monique Rodrigues Angeli, Olivia de Moura Silva, Otavio Correa Martins Vieira, Ricardo Zago, Rodoldo Felipe, Rogéria Zago, Romenik Silva Pereira, Stephanie Aparecida de Souza, Tauana Felippe Moreira Silva, Victoria Correa Martins Vieira e Vitoria Caldeira Pimenta l Atores convidados: Antonio Sampaio e Cleuza Simonato de Aguiar lComposição musical, trilha sonora e produção: Ricardo Zago l Figurinos: Willian Augusto Mazaro Guimarães l Cenário: Amauri Ribeiro l Iluminação: José Rafael Perez Angeli l Artista-Orientador: Igor Gasparini l Duração: 80 minutos l Classificação: 10 anos.



Fundacc


Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...