sexta-feira, setembro 25, 2015

1ª SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DE CARAGUÁ REÚNE 500 PESSOAS NO TEATRO MARIO COVAS

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC


Abertura contou com formado por estudantes de Educação Física, profissionais da área, atletas e familiares

A 1ª Semana da Educação Física de Caraguatatuba começou na terça-feira (22/9/2015), no Teatro Mario Covas, no Indaiá. A palestra “Monitoramento do Treinamento das Equipes Olímpicas do Brasil: Da Base ao Alto Rendimento”, com o livre-docente em Fisiologia e Prescrição do Exercício Físico, Marcelo Saldanha Aoki, marcou a noite de gala do evento. Cerca de 500 pessoas, entre estudantes de Educação Física, profissionais da área, atletas e familiares assistiram à palestra.



O vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Junior; o pró-reitor do Centro Universitário Módulo, José Carlos Victorino de Souza; o secretário de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim; e a secretária de Educação, Roseli Morilla; fizeram a abertura do evento. O secretário adjunto Esportes,
Paulo Rogério Pimenta de Melo; o secretário de Esportes de Ilhabela, Antonio Cornélio de Morais Filho; e o secretário de Governo de São Sebastião,
Fábio Lopez; além de secretários e servidores municipais de Caraguatatuba também participaram do encontro.   
O pró-reitor, José Carlos Victorino, destacou a importância do evento. “Temos o prazer de sediar uma iniciativa que contribuiu para a grandeza da cidade e do Centro Universitário Módulo.”
A secretária de Educação, Roseli Morilla, falou das políticas sócioeducativas desenvolvidas pelas Secretarias de Esportes e Educação. “Ao final desta 1ª Semana da Educação Física teremos diversas maneiras para fortalecer o conhecimento.”
Para o secretário de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim, a prática desportiva e a academia caminham lado a lado. “Não vejo o esporte sem ter parceria com a universidade, além de ter relação com a saúde, educação e o social. Vocês, futuros professores, precisam ter empenho, seriedade e dedicação naquilo que a faculdade oferece”, avaliou.
O vice-prefeito, Antonio Carlos da Silva Junior, recordou do avanço de Caraguatatuba em políticas públicas nas últimas duas décadas. “Evoluímos em todas as áreas nos quatro mandatos do prefeito Antonio Carlos.”
A 1ª Semana da Educação Física de Caraguatatuba é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com o Centro Universitário Módulo.
Palestra
Na palestra, o professor doutor, Marcelo Saldanha Aoki, relacionou o tema: “Monitoramento do Treinamento das Equipes Olímpicas do Brasil: Da Base ao Alto Rendimento” com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esportes de Caraguá nos segmentos educacional (de 5 a 17 anos), rendimento (competição) e participação (atividade física).  


O professor também abordou o trabalho que desenvolve com nadador César Cielo, medalha de ouro nos 50m livres nas Olimpíadas de Pequim (2008); a experiência no Instituto de Treinamento de Sydney – Austrália; infraestrutura; formação de atletas e profissionais; filosofia de trabalho, parcerias; projeto; o papel da ciência; falhas universais no sistema esportivo; e legado olímpico.
De acordo com o Saldanha, o esporte é uma poderosa arma de transformação social. “O professor de Educação Física é o principal facilitador de qualquer tipo de intervenção associada ao esporte, desde a base até o alto rendimento”, disse.
Marcelo Saldanha Aoki é formado em Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (1993) e possui graduação em Nutrição pela Universidade Guarulhos (2010); mestrado em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2000); doutorado em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2005); pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2006); pós-doutorado pela School of Leisure, Sport and Tourism, University of Technology Sydney – Austrália (2011) e livre-docência em Fisiologia e Prescrição do Exercício Físico, pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (2012).
Sexta  

As oficinas marcam o encerramento da 1ª Semana da Educação Física de Caraguatatuba na sexta-feira (25). O Crossfit, com professor Ken Miguami será às 19h, na quadra poliesportiva. Às 20h, o professor Henrique Coelho apresenta “Os Meridianos Energéticos e o Alongamento, Medicina Tradicional Chinesa”, na sala de ginástica. No ginásio, haverá o Krav Magá (combate de contato/ luta marcial israelense), com o professor Carlos Machado. Às 21h, a professora Cláudia Porazza promove uma aula de zumba.                                   




Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...