quinta-feira, setembro 17, 2015

Mutirão mobiliza voluntários no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Caraguatatuba

Foto: Sérgio Inoue 
Voluntários de diversos segmentos da comunidade promovem neste sábado (19/09/2015), a partir das 9h, um mutirão em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no Porto Novo, Flecheiras, Palmeiras, Indaiá e Cocanha, em Caraguá. O Rio Juqueriquerê e a Lagoa Azul, no Capricórnio, também terão ações alusivas à data.

A abertura oficial será às 9h, na Acalento, no Porto Novo. A iniciativa mobilizará diversos voluntários, entre servidores municipais, estudantes e representantes da sociedade civil organizada, que vão recolher o lixo acumulado nas praias, rios, lagoas e mangues do município. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte adequado desses resíduos. O material coletado no mutirão será catalogado e enviado para a reciclagem. 
História – O projeto foi idealizado pelo navegador australiano Ian Kiernan. Em 1987, Kiernan participou da regata solo BOC Challenge, ao redor do mundo, e deparou-se com a poluição de várias praias. A campanha de limpeza começou em 1989 no Porto de Sydney com a adesão de 40 mil pessoas. No ano seguinte ocorreu o primeiro Clean Up Australia Day que envolveu cerca de 300 mil participantes.
Em 1993, a ideia foi apresentada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e surgiu o Clean Up the World. Anualmente, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias reúne cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do planeta. 

Em Caraguá, as ações relacionadas à data são realizadas pelas Secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Saúde, em conjunto com a ONG Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê).  Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3897-2530. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h30.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...