quinta-feira, setembro 17, 2015

Sabesp apoia Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias em Caraguatatuba e São Sebastião



Companhia de saneamento participa há 14 anos da ação com doação de sacos de lixo e pares de luvas descartáveis

(16/09/2015) A Sabesp participará neste sábado (19) da ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – um dos maiores eventos mundiais de educação ambiental. A companhia de saneamento, que está envolvida com o projeto desde 2001, vai doar 800 sacos de plásticos de lixo com capacidade para 100 litros e 100 pares de luvas de borracha para os voluntários que atuarão no mutirão de limpeza das praias da região de Caraguatatuba e São Sebastião.
 
       Segundo Shirley Pacheco de Souza, do Instituto Terra & Mar, essa ação é realizada com grande sucesso há 14 anos e resultou no recolhimento de 1,5 tonelada de lixo em 2014. “Este ano teremos 800 voluntários, que farão a limpeza das praias separando e catalogando os diferentes tipos de lixo. Além de ser um mutirão de limpeza, esta campanha é uma forma importante  de conscientização, no sentido de educar a população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos”, ressaltou.

    A iniciativa do Instituto Terra & Mar, em parceria com a Organização Não Governamental (ONU) Acaju, contemplará 23 praias da região, entre elas Enseada, Canto do Mar, São Francisco, Arrastão, Praia Deserta, Porto, Deodato, Araçá, Cabelo Gordo, Segredo, Barequeçaba, Guaecá, Boiçucanga, Barra do Sahy, Barra do Una, Juréia e Boraceia. Em São Sebastião, os voluntários estarão nas praias de Porto Novo, Palmeiras, Flexeiras, Indaiá, Capricórnio e Cocanha, em Caraguatatuba.

  O lixo jogado nos rios e mares, além de causar problemas ambientais, tem matado espécies marinhas, como as tartarugas, que confundem as sacolinhas plásticas com águas-vivas e acabam sufocando. "Essa é 14ª vez que integramos o mutirão. A ação é de grande importância não somente pelo ato de limpar as praias, mas pelo exercício de cidadania de cada um, que doa uma parte do seu tempo em prol do meio ambiente. Iniciativas e causas como essa terão sempre a participação efetiva da Sabesp”, concluiu José Bosco Fernandes de Castro, superintendente da Sabesp na região.


 O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado há 30 anos em vários países, foi idealizado pela ONG norte americana “The Ocean Conservancy”. Participam desta ação em torno de 40 milhões de pessoas, em 125 países.  Um dos resíduos mais encontrados pelos voluntários da The Ocean Conservancy nos Estados Unidos, por exemplo, foram sobras de cigarro, sacolas plásticas, tampas de garrafas, embalagens de alimentos e garrafas PET.

Fonte: Sabesp 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...