sábado, março 29, 2014

XII Encontro Paulista sobre Gestão Documental e acesso à Informação é destaque no Teatro Mario Covas em abril


O Arquivo Público do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP, em parceria com o Governo Municipal e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no dia 7/4, das 9h às 16h30, no Teatro Mario Covas, o XII Encontro Paulista sobre Gestão Documental e acesso à Informação.
Dando continuidade ao Programa de Implantação de Arquivos Públicos, o evento tem como objetivo oferecer fundamentos legais e técnicos para a criação e manutenção de arquivos públicos e implantação de políticas municipais de gestão documental e acesso. Tais ações são indispensáveis para que possa ser assegurado o acesso à informação, como direito do exercício da cidadania, controle das finanças públicas e da transparência administrativa, bem como a preservação do patrimônio documental.O encontro contará com palestras que abordam temas voltados para a gestão de documentos, institucionalização dos Arquivos Públicos, acesso à informação, instalação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), preservação de documentos eletrônicos e em suporte de papel. Compõe também a programação, o relato da experiência da Prefeitura de Caraguatatuba, que estreitou a parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo e vem desenvolvendo trabalhos de aprimoramento de sua legislação, da estrutura de guarda e gestão de documentos e acesso. O evento é gratuito e tem classificação livre. A inscrição pode ser realizada no site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp_encontros/index.php. O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897.5661.

Programação XII Encontro Paulista sobre Gestão Documental e acesso à Informação: 
Dia 7/4 – segunda-feira9h – Credenciamento / Café de Boas Vindas9h30 – Cerimonial / AberturaCom Izaias José de SantanaCoordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Antônio Carlos da Silva Prefeito Municipal de Caraguatatuba
José Mendes de Souza Neto Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba
Hélio NishimotoDeputado Estadual e demais autoridades
10h – Democracia, acesso à informação e a função dos Arquivos Públicos
Com Izaías José de SantanaCoordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo10h50 – Gestão Documental e acesso à Informação: InterfacesCom Ieda Pimenta Bernardes
Diretora Técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo / Arquivo Público do Estado.
11h40 – Plenária 
12h – Almoço Livre13h30 – Arquivo Público Municipal: Perspectivas e DesafiosCom Marcelo Antônio Chaves Técnico do Centro de Assistência aos Municípios / Arquivo Público do Estado14h – A instalação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) nos municípios
Com Elissandra Patrícia Mello
Diretora Técnica da Central de Atendimento ao Cidadão - CAC/Arquivo Público do Estado
14h30 – Conservação e preservação de acervos
Com Ana Cândida Silva Martins de Carvalho
Técnica do Núcleo de Conservação / Arquivo Público do Estado
15h – Preservação de documentos digitais
Com Humberto Celeste InnarelliSupervisor da Seção de Processos Técnicos e Atendimento/Arquivo Edgard Leuenroth - IFCH/UNICAMP
15h30 – Painel: O Arquivo Público e a Gestão Documental no Município de Caraguatatuba
Com Rosimeire Simões AlvesCom Diretora da Divisão de Arquivo Documental da Secretaria Municipal de Administração
Denise Aparecida Lemes da SilvaHistoriadora do Arquivo Público do Município de Caraguatatuba "Arino Sant'Ana de Barros"
Luzia Rodrigues de Toledo PradoTécnica em Arquivo do Arquivo Geral Municipal
16h – Plenária16h30 – Encerramento

Fonte: Fundacc

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