quinta-feira, março 13, 2014

Câmara homenageia “Dona Doquinha” pelo Dia do Caiçara

Foto: Celso Moraes/CMSS

Os vereadores de São Sebastião fizeram uma homenagem a professora Benedicta Christina do Valle Pombo, carinhosamente chamada de “Dona Doquinha”, na última sessão de Câmara, realizada na terça-feira, dia 11.

A homengem foi feita em celebração ao “Dia do Caiçara”, é comemorado sempre no dia 15 de março.

A professora Doquinha nasceu em Ilhabela, mas desde 1956 reside em São Sebastião. Aos 85 anos, ela é apaixonada pela vida e pratica atividades físicas junto com o pessoal da terceira idade.

Alguns dos seus esportes favoritos são basquete e vôlei adaptados, mas por conta de uma lesão ela teve que parar de praticá-los e, por isso, hoje se dedica à natação, modalidade onde tem se destacado em várias competições, conquistando medalhas de ouro e apenas uma de prata.

Professora aposentada, dona Doquinha tem um casal de filhos Arlete e Aerton, e duas netas Luiza e Beatriz.

Além das atividades físicas, ela também participa das viagens com o pessoal da terceira idade e das aulas de bordado, crochê e outros.

Segundo dona Doquinha, o segredo é não ficar parado, estar sempre se exercitando, além disso, ela ensina que reclamar das situações não resolve, tem que estar sempre de bem com a vida.

“Sou uma pessoa que tenho muito a agradecer a Deus, por isso sou feliz,” conclui.

Cultura Caiçara - A cultura caiçara é uma das mais belas e antigas culturas brasileiras, mas pouco preservadas na região mais povoada do Brasil (Rio e São Paulo).

A palavra caa-içara é de origem tupi-guarani. Separadas, as duas palavras sugerem uma definição: caa significa galhos, paus,”mato”, enquanto que içara significa armadilha, a  ideia provinda dessa junção, segundo a pesquisadora Cristina Adams, é uma armadilha de galhos.

O caiçara é uma combinação de índio-colono, terra-mar, que se estabeleceram nos costões rochosos, restingas, mangues e encostas da Mata Atlântica, eles são originalmente um povo de religião católica, herança gerada pelo colono português e sobreviviam da agricultura e da pesca. 

Fonte: CMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...