sábado, março 01, 2014

Campanha “Se liga nesta Bacia” é força-tarefa para saúde pública e saneamento básico



Trata-se do Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, em parceria com Instituto Educa Brasil, e patrocínio da Petrobras

A campanha “Se liga nesta Bacia”, uma força-tarefa voltada à Saúde Pública e ao Saneamento do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, faz parte do programa Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, em parceria com Instituto Educa Brasil, e patrocínio da Petrobras.

Com outras parcerias já constituídas como a Sabesp, o CBH-LN e o Instituto Trata Brasil, espera-se sensibilizar a comunidade residente no entorno do Rio Juqueriquerê para conexão do seu esgoto à rede coletora da Sabesp. A ecóloga Silvia Weel, que responde por Gestão e Articulação Local do Tecendo as Águas, e pela campanha “Se Liga nesta Bacia”, frisa a problemática das ligações factíveis (não interligadas à rede coletora de esgoto da Sabesp, por falta de adesões de moradores), na área do Juqueriquerê. “Nosso objetivo é ser aliado para campanha de sensibilização da comunidade, alinhados com a campanha “Se liga na Rede” da Sabesp”, ela acentua. 
 
Foto: Frank Constâncio
Conforme a ecóloga, o principal objetivo é a melhor qualidade do Rio Juqueriquerê, para abastecimento de Caraguatatuba e São Sebastião. Silvia alerta sobre a situação de Caraguatatuba como uma das piores em termos da quantidade de ligações factíveis no litoral de São Paulo, conforme notícia divulgada pela Folha de São Paulo (20/01/2014).

De acordo com o Diagnóstico Socioambiental e Sanitário (2009-2011) apurado pelo Supereco, há grande número de moradores aposentados na área do Rio Juqueriquerê, maioria das pessoas com ensino médio completo, doenças com incidência maior de virose, diarreia e problemas de pele. “Muitas pessoas usam as águas do Juqueriquerê para pesca e lazer. Grande número de pessoas quer maior qualidade do rio, mas ao mesmo tempo, temos grande número de ligações factíveis”, Silvia observa. Em novembro de 2013, eram 1.071 ligações factíveis entre 5 mil imóveis atendidos pela rede coletora nos bairros Porto Novo, Barranco Alto e Morro do Algodão.

De acordo com Talita Guimarães, coordenadora de educação ambiental da Sabesp, membro do CBH-LN, empresa não pode obrigar proprietários a conectarem seu esgoto à rede coletora, “mas a Vigilância Sanitária tem poder de polícia nestes casos”. Citou também que donos de imóveis em vias públicas com rede coletora de esgoto são obrigados a fazer a ligação. O custo é R$ 1.200,00 para casa térrea, além de valorização do imóvel e apoio à saúde pública. Famílias de baixa renda podem receber atendimento gratuito da Sabesp para ligação à rede esgoto, desde que atendam a critérios do programa Se Liga na Rede. Interessados podem obter mais informações pelo telefone gratuito 0800-0550195 (interior e litoral de São Paulo). Segundo Talita, a maior incidência de ligações factíveis é de grandes propriedades de imóveis e veranistas, proprietários de imóveis no litoral norte. 

O Supereco está aberto a sugestões e ideias para a campanha de ligação de imóveis à rede de esgoto da Sabesp. A ser desenvolvido até julho de 2015, Tecendo as Águas é destinado às áreas das sub-bacias do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, e do Rio São Francisco, em São Sebastião.  O objetivo geral é contribuir com a recuperação dos recursos hídricos destes sistemas de abastecimentos (Porto Novo e São Francisco).

Fonte: Comunicação Instituto Supereco 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...