sábado, março 01, 2014

Instituto Supereco cadastra perfil de agricultores de Caraguatatuba e São Sebastião


Iniciativa integra produtores rurais do Juqueriquerê para restauração florestal e capacitações. Dia 11, haverá oficina de Legislação Ambiental


O Instituto Supereco, por meio do Projeto Tecendo as Águas, realiza cadastramento do perfil de agricultores prioritariamente na sub-bacia do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, visando o apoio na melhoria da qualidade socioambiental e de renda de suas propriedades. Até o momento foram cadastrados 36 produtores de um total estimado de 90, envolvendo também o município vizinho de São Sebastião.  

Foto: Nívia Alencar/NS Comunicação
O Instituto Supereco em parceria com o Instituto Educa Brasil, desenvolve, desde agosto de 2013, o projeto Tecendo as Águas, cujo objetivo geral é contribuir para a recuperação da qualidade dos recursos hídricos do Sistema de Abastecimento de Água Porto Novo/São Francisco, que fornece a maior parte da água a de Caraguatatuba e parte de São Sebastião.
O projeto Tecendo as Águas é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental e já conta apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), Prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba, Instituto Trata Brasil, Made In Forest, Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

Horticultores

O engenheiro agrônomo  Ceceo Chaves, responsável pela Gestão Ambiental do projeto Tecendo as Águas, afirma  que entre os agricultores cadastrados estão horticultores que produzem, principalmente, berinjela, pimenta e abobrinha para abastecer o Ceasa de São Paulo, produtores de leite, alguns produtores de frutas, principalmente banana e em pequena escala Cambuci -fruta nativa pouco conhecida e, ainda, alguns pequenos produtores de hortaliças destinadas à merenda escolar de Caraguatatuba e ao comércio local nas imediações do plantio,  e um produtor de gado leiteiro.
O cadastramento visa identificar e obter o perfil dos agricultores, assim como pecuaristas interessados em participar das atividades e oficinas de Boas Práticas e Ecoeficiência em Propriedades rurais, Legislação Ambiental, entre outras atividades oferecidas pelo projeto Tecendo as Águas, e ainda realizar a recuperação florestal de Áreas de Proteção Permanente (APPs) de suas propriedades com o apoio de mutirões.
A temática de Boas Práticas e Ecoeficiência em propriedades rurais trabalhará, entre outros temas, o uso racional da água, a coleta e destinação adequada de resíduos, agricultura orgânica, controle biológico de pragas e doenças, além de mutirões de limpeza nas Áreas de Proteção Ambiental Permanente (APP’s) da sub-bacia do Rio Juqueriquerê.
As atividades com proprietários rurais estão entre as metas de “Águas da Mata”, um dos seis objetivos do Projeto Tecendo as Águas.

Carência de mão-de-obra

Jailson dos Santos Sampaio, que reside no “Sitio Pedra Branca”, no Rio Claro, uma das áreas rurais de Caraguatatuba, o agricultor cultiva milho, mandioca, feijão, e banana, também instalou uma estrutura simples de bar para atendimento ao público. Jailson pretende fornecer produtos à merenda escolar da Prefeitura na cidade.  Segundo ele, a maior dificuldade para este trabalho é falta de mão-de-obra, mas também ocorre dificuldade para se obter adubo.   
            http://supereco.org.br/



 Fonte: Comunicação Instituto Supereco

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...