quinta-feira, abril 03, 2014

IV Encontro das Irmandades e Manifestações do Divino Espírito Santo é destaque em Caraguá neste fim de semana



O evento tem o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os participantes, contribuindo para o estudo e maior compreensão do culto ao Divino Espírito Santo na região

A Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, recebe de sexta a domingo (4 a 6/4), o IV Encontro de Irmandades e Manifestações do Divino Espírito Santo, com o tema “Nossa Casa é Sagrada”, sob coordenação do Padre Alessandro Coelho, pároco na Catedral Divino Espírito Santo. A quarta edição do evento pretende reunir as cidades que celebram o Divino, congregando devotos, dirigentes culturais, festeiros, pesquisadores envolvidos com o tema e a comunidade em geral. O encontro tem o intuito de fortalecer o intercâmbio entre os participantes, contribuindo para o estudo e maior compreensão do culto ao Divino Espírito Santo na região.
Foto: JC Curtis/Fundacc

A festa começa nesta sexta-feira, às 13h30, com a “Caminhada pela Vida: A Paz é o Caminho”, que sairá da Escola Estadual Colônia dos Pescadores e percorrerá as principais ruas do bairro Tinga, passando pela Escola Estadual Antônio Alves Bernadino e pela EMEI Professor Lúcio Jacinto. O percurso encerra no CIDE – Tinga e contará com implantações de Bandeiras da Paz, plantio de mudas nativas e apresentação musical.
Todos estão convidados para participar e manifestar seu apoio pela Paz e por um mundo melhor. Os moradores dos bairros Indaiá e Tinga, por onde a caminhada irá passar, podem colocar panos brancos em suas janelas e muros como símbolo de seu manifesto.  
A abertura solene será no sábado (5/4), às 9h, com a entronização das bandeiras do Divino trazidas por diversas cidades da região, entre elas, Mogi das Cruzes, Joanópolis, Votorantim, Santana do Parnaíba, Cunha e Salesópolis. 
O encontro segue até domingo (6/4), com extensa programação e conta com diversas atividades, como orações, relatos das comunidades participantes, mesa partilhada, levantamento do mastro, carreata com a Bandeira do Divino da Comunidade Católica Divina Providência, procissão pluvial pelo Rio Santo Antônio, cavalgada e o tradicional “afogado” (ensopado de carne de vaca), servido com farinha de mandioca. Em 2013, cerca de 2 mil pessoas alimentaram-se com o afogado. Neste ano, serão utilizados 400 Kg de carne para a refeição.
O público poderá prestigiar também apresentações culturais e artísticas, com a Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro, Coral Apparecendo, da cidade de Aparecida, Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga, Grupo Cantante Adoremus, Orquestra de Viola Caipira Matutos da Mantiqueira, de Joanópolis, e Abaçaí Balé Folclórico, de São Paulo, entre outros. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.
O IV Encontro de Irmandades e Manifestações do Divino Espírito Santo é uma realização da Catedral Divino Espírito Santo, Diocese de Caraguatatuba, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Governo Municipal e Abaçaí – Cultura e Arte. A Catedral Divino Espírito Santo está localizada na Av. Amazonas, nº 1665, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897.5661.
Confira abaixo a programação completa:
IV Encontro de Irmandades e Manifestações do Divino Espírito Santo
Tema: Nossa Casa é Sagrada
De 4 a 6/4 – sexta, sábado e domingo – Catedral Divino Espírito Santo
Dia 4/4 – sexta-feira
13h30 –
Concentração: Escola Estadual Colônia dos Pescadores.
Concentração: Escola Estadual Colônia dos Pescadores (Avenida Sergipe, nº 905, no Indaiá). A caminhada percorrerá as Avenidas Brasília e Marechal Deodoro da Fonseca, com a implantação da Bandeira da Paz e plantio de mudas nativas na Escola Estadual Antônio Alves Bernardino e na EMEI Professor Lúcio Jacinto dos Santos. Chegada da Caminhada no CIDE – Tinga com apresentação musical.
20h – “O Divino sopra onde quer” - Encontro com os devotos da Catedral Divino Espírito Santo de Caraguatatuba

5/4 – sábado
8h –
 Credenciamento e café comunitário
9h – Abertura solene – Salão Paroquial
10h – Entronização das bandeiras, Oração inicial, Relatos (As comunidades dão-se a conhecer) e Abertura do Império
12h – Oração e Mesa partilhada – Quilombo da Caçandoquinha e Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro
14h  “O Divino sopra onde quer” - Tema do Encontro: A Nossa Casa é Sagrada
16h  Café comunitário – Folia de Santos Reis “Santo Antônio” de Caraguatatuba
18h – Oração e Chegada da Imagem de Santo Antônio
18h30 – Levantamento do Mastro
19h  Mesa partilhada
19h30 – Vigília para pedir os dons ao Divino Espírito Santo com a participação do Coral Apparecendo, de Aparecida
21h – Apresentação do Abaçaí Balé Folclórico – Salão Paroquial

6/4 – domingo
7h –
Recepção e café comunitário - Local: Comunidade Católica Divina Providência – Bairro: Rio do Ouro
7h30 – Saída da carreata com a Bandeira do Divino da Comunidade Católica Divina Providência (Bairro: Rio do Ouro)
8h30 – Procissão Pluvial pelo Rio Santo Antônio
9h – Recepção da Bandeira do Divino – Local: Foz do Rio Santo Antonio, na Praia do Indaiá
9h30 – Santa Missa, com a participação do Grupo Cantante Adoremus da cidade de Joanópolis
11h – Salão Paroquial: Vivências
12h – Chegada da Cavalgada Divino Espírito Santo de Caraguatatuba
12h – Mesa Partilhada – Afogado
12h – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Matutos da Mantiqueira da cidade de Joanópolis
14h – Salão Paroquial: Vivências
15h – Celebrações de Despedida e Envio
15h30 – Café Comunitário

Fonte: Fundacc

 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...