sexta-feira, abril 13, 2012




Espetáculo teatral “AquiDentro” movimenta final de semana na Ilha 


O grupo de teatro OPOVOEMPÉ apresenta no Espaço Cultural Pés no Chão, em Ilhabela, o espetáculo “AquiDentro”, nesta sexta-feira e sábado (13 e 14/4), às 20 horas. A montagem foi contemplada pelo ProAC- Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

A peça mostra uma sala, na qual os espectadores são convidados a interagir. Há, na estrutura do texto, espaços onde o público pode dialogar. Na sala há cadeiras, caixas de remédio e balões. As cadeiras são deslocadas em diferentes composições cênicas que simulam relações sociais (uma aula de anatomia, um restaurante e um avião).
Foto: Divulgação

OPOVOEMPÉ surgiu em 2004 na cidade de São Paulo, com um trabalho baseado na fisicalidade e no desenvolvimento do ator-criador no contexto contemporâneo. A diretora Cristiane Zuan Esteves e as atrizes Ana Luiza Leão, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso e Paula Lopez formam o núcleo permanente de criação. Desde 2005, OPOVOEMPÉ realiza a Guerrilha Magnética, uma série de intervenções na rua e em espaços públicos, visando, sobretudo, propiciar relações mais vivas entre as pessoas e a apropriação do espaço da cidade. Da Praça da Sé à esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação foram alvo das intervenções do grupo: supermercados, feiras-livres, viadutos, estações de trem e janelas de edifícios.

O grupo já encheu as ruas com trouxas coloridas, flanelas alaranjadas, desenhou percursos com giz, ou simplesmente transitou entre invisibilidade e evento, entre gesto banal e dança do cotidiano. Em 2007, o grupo realizou a montagem de 9:50 Qualquer Sofá, espetáculo para espaços alternativos e públicos. Já em 2008, OPOVOEMPÉ participou do UrbanFestival, na cidade de Zagreb, Croácia, sendo o primeiro grupo latino-americano a participar desse festival de arte pública, e da Mostra SESC de Artes. Em julho de 2009, o grupo se apresentou em Munique, Alemanha, onde apresentou um “work in progress” do espetáculo AquiDentro, além da intervenção Out Of Key(s). Em 2009, AquiDentro AquiFora ganhou o prêmio de melhor ocupação de espaço pela Cooperativa Paulista de Teatro, sendo também indicado ao prêmio de melhor trabalho apresentado na rua. Em 2010, participou do FIT - Festival Internacional de Teatro, adaptando a trilha do “AquiFora” especialmente para a cidade de São José do Rio Preto. Foi selecionado entre os melhores espetáculos da última década na seleção do critico Mauro Fernando para a edição de dez/2010 da Revista Cult.

FICHA TÉCNICA:
Concepção, Direção e Dramaturgia - Cristiane Zuan Esteves

Atrizes Criadoras: Ana Luiza Leão, Cristiane Zuan Esteves, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso, Paula Lopez

O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha. Mais informações pelo tel. 3896-6727 ou no site www.pesnochao.org.br. Indicado para maiores de 14 anos. O espetáculo terá como limite de público 60 pessoas. Entrada Franca

Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...