segunda-feira, abril 23, 2012


CIP abre inscrições para cursos profissionalizantes nesta semana


O CIP (Centro Integrado Profissionalizante) de São Sebastião, através da Seduc (Secretaria da Educação) irá abrir inscrições a partir desta quarta até sexta-feira, de 25 a 27, para os cursos profissionalizantes de salgadeiro e saladeiro.

Para o curso de salgadeiro são oferecidas 16 vagas, com carga horária de 48 horas. As aulas terão início no dia 7 de maio, e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, com certificação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O mesmo número de vagas será oferecido aos interessados no curso de saladeiro, porém, com carga horária menor (24 horas) e início das aulas previsto para o dia 8 de maio, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, com certificação do CIP.

Vagas

As vagas disponíveis serão distribuídas da seguinte forma: oito para o público em geral e seis para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2 ou alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) cujas inscrições devem ser feitas no próprio CIP, na Topolândia; e duas vagas para os assistidos pelo Programa Ação Jovem, com inscrições  no CRAS  (Centro de Referência de Assistência Social) do mesmo bairro.
A idade mínima para participar dos cursos é de 14 anos e a escolaridade exigida é a partir do 8º ano do Ensino Fundamental 2. Os candidatos menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis para participar dos cursos no horário noturno.

Os cursos são gratuitos e as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos. Cada candidato poderá se inscrever em um curso somente. Após o preenchimento das vagas será criada uma lista de espera para a abertura de novas turmas.

Os interessados deverão levar uma cópia simples do RG, dos comprovantes de endereço e de escolaridade. Não serão realizadas as inscrições sem os devidos documentos.

Qualificação

No curso de salgadeiro, os participantes poderão desenvolver competências relativas à execução do processo produtivo de salgados, o planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, a utilização de equipamentos e utensílios e o controle do processo de produção considerando aspectos de qualidade e normas de segurança e higiene do trabalho.

Nesta área, o aluno – depois de formado – poderá, ainda, trabalhar por conta própria, com encomendas para festas e eventos ou como empregado em lanchonetes, padarias, supermercados, buffets ou casas do ramo.

Já no curso de saladeiro, os participantes terão o conhecimento e orientação para trabalhar como saladeiro na parte fria do estabelecimento, completando o serviço de ajudante de cozinha, desenvolvendo competências relativas à execução do trabalho, o planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, da utilização de equipamentos e utensílios e o controle do processo de produção, considerando aspectos de qualidade e normas de segurança e higiene do trabalho.

O formando será capaz de preparar pratos sofisticados podendo ser requisitado para trabalhos em hotéis, restaurantes e buffets, a partir das técnicas de preparação de saladas simples e compostas, molhos cremosos e aromatizados.

O piso mínimo da categoria, para salgadeiro e saladeiro é de R$ 660,00, conforme o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte.

O CIP abrirá, em breve, novas inscrições para cursos nas áreas da construção civil e gestão administrativa.

Serviço: O CIP fica na rua Antonio Pereira da Silva, 56, na Topolândia, em São Sebastião. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...