terça-feira, abril 03, 2012


 

Prefeitura de São Sebastião e Cruz Vermelha promovem curso de socorrismo
 

A Administração de São Sebastião, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, ofereceu neste fim de semana (31/3 e 1º/4), um curso de Resgate Urbano para vinte voluntários.  A preparação teve no cronograma o salvamento aquático, resgate, rapel, agravo de saúde, salvamento em altura, resgate em espaço confinado, retirada de acidentados de veículos e ferragens e cuidados com acidentados de motos.
Milton Fagundes/PMSS

O curso foi realizado na Etec, no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande) e na Reserva do Moulin, local em que os alunos treinaram o resgate em altura. A Cruz Vermelha contou com o apoio de agentes da Defesa Civil de São Sebastião em todos os módulos.

De acordo com Sidney Tavares, coordenador do departamento de socorros da Cruz Vermelha, o curso fecha um ciclo de treinamento na cidade. “Este será o último curso que daremos na cidade”, revelou e destacou o êxito na preparação dos interessados no município.

“Ao todo formamos 1,2 mil voluntários com os treinamentos que trouxemos para a cidade. O prefeito de São Sebastião nos apoiou todo o tempo, cedeu o espaço e disponibilizou toda estrutura de que precisávamos”, completou.

Segundo Tavares, o curso se faz necessário por atualizar aqueles que já têm treinamento para resgate. “A Defesa Civil de São Sebastião é parceira da Cruz Vermelha há três anos e em todo esse tempo nos apoiou sem medir esforços. A DC sebastianense está totalmente preparada para as situações de caos, é a única credenciada pela Cruz Vermelha Brasileira e única a receber a medalha da ordem da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro” informou.

Ele lembrou, também, que a cidade é igualmente pioneira na preparação dos agentes de trânsito para o pré-atendimento. “São os únicos do país preparados para o socorrismo até que o resgate chegue ao local”.

No curso ministrado no final de semana, entre os voluntários estavam profissionais como médicos, psicólogos, enfermeiros, bombeiro civil, Defesa Civil de Francisco Morato (SP) além de agentes do SAMU de Guarujá.

Para Margarete Labate, 40, psicóloga e moradora de São Paulo, estudante da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) o curso foi válido e auxiliará na sua pós-graduação. “O curso foi maravilhoso. Estou me especializando em salvamento e passagem de crise em emergência psicológica e o que aprendi aqui vai ser útil para a minha especialização”, diz e agradece os organizadores. “Foi bem puxado, mas valeu a pena, agradeço os instrutores e a prefeitura por viabilizar essa oportunidade”, completa.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...