quinta-feira, abril 19, 2012



Exposição Cores do Xingu é atração do MACC   para Aniversário da Cidade

Foto: Divulgação
A exposição Cores do Xingu é a atração do MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - para comemorar o aniversário de Caraguatatuba. A mostra será lançada no dia 20 de abril às 9h, quando Caraguá completa 155 anos de emancipação político-administrativa.   

A exposição pretende promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil por meio de fotografias dos povos xinguanos clicados pro Babi Avelino e objetos etnográficos pertencentes ao Projeto Xingu /Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A curadoria é de Diná Jobst.

Dona de grande sensibilidade e olhar apurado, Babi mostra a natureza selvagem, os rituais, o cotidiano, as tradições e a beleza das cores do Xingu, as danças, as pinturas corporais, os detalhes dos colares e cocares, registros de grande valor estético e documental. Também está presente a causa indígena, a luta contra o desmatamento, a ocupação predatória e a criação de usinas hidroelétricas no rio Xingu. 

O público pode conhecer e viajar pelo Xingu com os painéis fotográficos e objetos etnográficos que constituem a mostra. Para ficar ainda mais próxima da realidade, a exposição é complementada com trilha sonora representando sons da floresta. A finalidade do trabalho é promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguanas em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.
Cores do Xingu é uma mostra itinerante e foi apresentada pela primeira vez no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã.

Horários de Visitação

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18h e sábado das 14h às 18h. Agendamento de grupos e escolas pode ser feito com o setor educativo do museu pelo telefone (12) 3883 9188. 

O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, centro de Caraguatatuba. 
 
Fonte: Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...