sexta-feira, abril 27, 2012

Festa de Santa Cruz começa nesta sexta com celebrações religiosas

Para valorizar os músicos de São Sebastião, a tradicional Festa de Santa Cruz, a ser realizada no bairro do Pontal da Cruz, região central, contará com apresentações de bandas locais.
Foto: Luciano Vieira/PMSS

Serão sete dias de festividade, promovida pela paróquia Nossa Senhora do Amparo, com o total apoio da Administração Municipal, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). O início é nesta sexta-feira (27), a partir das 20h, e a festa prosseguirá no sábado (28) e domingo (29) no mesmo horário. 
Na outra semana, de 3 a 6 de maio, o evento começa com a programação religiosa, em celebrações na Capela de Santa Cruz.

O público que prestigiar a festa poderá participar do sorteio de prendas, saborear os quitutes das barraquinhas de alimentação instaladas no Salão Paroquial da Igreja Católica, além se divertir nos shows com bandas da cidade.

Bandas

Para animar o público, no sábado (28) a banda “Pegada Sertaneja” dará muito ritmo à festa com o melhor do sertanejo universitário. Já no domingo (19), subirá ao palco o grupo “Muleka 100% Sapeka”, com um forró agitado.
No outro final de semana, a banda teen de pop rock “KB Sativas” será a grande atração da noite de sábado (5). Para finalizar a festividade, o grupo católico “Melodia dos Anjos” promete trazer mais do que entretenimento, e sim, a palavra de Deus.
As apresentações musicais ocorrem sempre após as celebrações religiosas.

Tríduo

A programação religiosa começa com o tríduo (ciclo de três missas) em celebração à Santa Cruz, na quinta-feira, dia 3 de maio, às 19h30. O horário se repete também na sexta-feira (4). Já no sábado (5), a missa será às 17h.  
O encerramento da festa, no domingo (6), ficará por conta da tradicional procissão, com saída da pedra da Cruz, na praia do Pontal, às 17h. Rumo à capela, será celebrada a missa festiva na sequência. Todo o percurso contará com a participação especial da banda municipal sebastianense Maestro Manoel Ladislau de Mattos.

Serviço: A capela de Santa Cruz fica na Rua São Nicolau, nº 375, no bairro Pontal da Cruz.

III Caiçararte
O III Caiçararte, festival da cultura caiçara de São Sebastião, tem início nesta sexta-feira 27, às 14h, na frente da Sectur, na região central. A tradicional farinhada e o café de garapa abrem o evento. A partir das 18h, haverá uma série de apresentações, como Puxada de Rede, Moçambique, Folia de Reis e poesias caiçaras, bem como uma exposição de artesanato tradicional.

No sábado 28, a programação do evento começará às 8h30. Às 9h30, haverá o seminário “Reserva extrativista e sustentável de caxeta, barro, taboa e madeira para fazer canoa”, no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, no São Francisco, com palestra ministrada pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego. Os trabalhos no Batuíra serão encerrados às 15h. As atividades serão retomadas às 19h, desta vez em frente à Sectur.

A manhã do domingo 29, será reservada para a tradicional Corrida de Canoas às 9h, na Rua da Praia. Na parte da tarde, a partir das 16h, terão início as manifestações culturais, com apresentações indígenas, Maculelê, Puxada de Rede e baile com o grupo Fandangos da Cananéia, entre outras atrações.


Festa de São Jorge

No próximo domingo 29, o bloco carnavalesco Guerreiros do Samba, do bairro do Itatinga, região central de São Sebastião, realizará a 2ª Festa em Homenagem a São Jorge, padroeiro da entidade. O evento tem total apoio da Administração Municipal.

A festividade começará a partir das 11h30, com carreata prevista para sair da Rua da Praia em direção à rua Benedito Pedro dos Santos, 3, no Itatinga, local onde será  servida macarronada a todos.

Segundo informações, o percurso contará com a participação dos motoqueiros do Moto Clube Abutres – Litoral Norte, além dos integrantes do bloco. Já para a comemoração, ainda são esperados representantes de todos os blocos carnavalescos da cidade e das quatro escolas de samba sebastianense.

Na programação haverá apresentações dos grupos “Papo de Samba” e “Mocidade S.A”, além da participação especial da bateria do bloco Guerreiros do Samba. E as crianças não foram esquecidas, elas terão diversão garantida com muito sorvete, doces, pipocas, algodão-doce e muitas brincadeiras.

Serviço social

Segundo o presidente do Guerreiros do Samba, Gilberto Pedro de Castro, o Porquinho, mais do que levar a cultura do samba à comunidade, o evento visa ser uma porta de acesso às informações que possam ajudar os moradores em diversas questões. “Contaremos com a presença de nossos parceiros para orientar a população em diversos segmentos, para tanto, já confirmamos as presenças de representantes de várias associações e sindicatos”, mencionou Porquinho referindo-se à ONG Comunidade Carcerária, Associação de Amparo à Mulher Sebastianense e Sintricom (Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Civil, Mobiliário e Manutenção Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte).

Serviço: A 2ª Festa em Homenagem a São Jorge será na rua Benedito Pedro dos Santos, próximo ao Empório Garça do Itatinga, na região central.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...