quinta-feira, abril 19, 2012

Encontro Regional das Irmandades e Manifestações do Divino reúne sete cidades em Caraguatatuba



Fotos: JC Curtis/Fundacc
O II Encontro Regional das Irmandades e Manifestações do Divino Espírito Santo reuniu grupos de sete cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e capital paulista no último fim de semana em Caraguatatuba. Divineiros de Paraibuna, Joanópolis, São Paulo (bairros Freguesia do Ó e Santa Isabel) Lagoinha e Mogi das Cruzes trocaram experiências com Quilombolas da praia da Caçandoquinha em Ubatuba e com os índios da Aldeia Ribeirão Silveiras, em Boraceia, São Sebastião, traduzindo a unidade e pluralidade do Divino Espírito Santo na reunião de etnias e culturas.

Conduzido por padre Alessandro Coelho, vigário geral da Catedral do Divino Espírito Santo em Caraguá, o evento contou com a participação do bispo diocesano Dom Antônio Carlos Altieri, do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, da presidente da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Zenaide Vernizzi, do diretor Cultural da Abaçaí Cultura e Arte, Toninho Macedo e da presidente da Comissão do Folclore Paulista, Neide Rodrigues Gomes.
 
O evento contou com diversas atividades, entre eles a mesa partilhada com pratos típicos caiçaras, como o azul-marinho e a fruta-pão, além do tradicional afogado, prato típico das festas divinenses. O levantamento do mastro e a cavalgada foram pontos de destaque na celebração, assim como o encerramento com a mesa-redonda. O Espírito Santo e a religiosidade popular e bênçãos finais.

O II Encontro Regional das Irmandades e Manifestações do Divino Espírito foi uma realização da Catedral do Divino Espírito Santo em parceria com a Fundacc, Abaçaí Cultura e Arte e do Governo Municipal com apoio do Centro Universitário Módulo. 

Fonte: Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...