domingo, fevereiro 21, 2016

Movimento Olimpíadas Especiais Brasil promove capacitação em Caraguá no próximo mês


O Movimento Olimpíadas Especiais Brasil (Special Olympics Brasil) realiza a apresentação da iniciativa e capacitação em atletismo, natação e futebol nos dias 11 e 12 de março, no Auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), no Centro, e no Ciase (Centro Integrado de Ações Sócioeducativas) do Sumaré.
O cerimonial de apresentação do Movimento Olimpíadas Especiais Brasil será na sexta-feira (11), das 18h30 às 21h, no Auditório da Fundacc. A capacitação em atletismo, natação e futebol ocorre no sábado (12), das 8h30 às 13h30, no Ciase Sumaré.





A Olimpíadas Especiais é uma organização mundial sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual por meio do treinamento e competição esportiva durante o ano inteiro.
A capacitação é voltada para professores e estudantes de Educação Física, além de interessados em geral acima de 18 anos. O objetivo é treinar pessoas para atuarem como voluntários na Olimpíadas Especiais. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail. ivansantos@specialolympics.org.br
 O Auditório da Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. O Ciase Sumaré está localizado na Av. Siqueira Campos, 705 – Sumaré. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2200.
A capacitação é organizada pela Olimpíadas Especiais Brasil e Lions Clubs International, e conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.    



História
O conceito da Olimpíadas Especiais (Special Olympics) nasceu no início da década de 60, quando Eunice Kennedy Shriver começou a promover pequenos eventos esportivos para pessoas com deficiência intelectual nos jardins de sua residência. Os primeiros jogos internacionais da Olimpíadas Especiais aconteceram em Soldiers Field, na cidade de Chicago, no estado de Illinois (EUA), no ano de 1968.
A ativista Eunice Kennedy Shriver morreu em 11 de agosto de 2009, aos 88 anos, na cidade de Hyannis, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Membro de uma família de nove irmãos, Eunice é irmã do presidente americano John Fitzgerald Kennedy e do senador Edward Kennedy. Sua filha, Maria Shriver, foi casada com o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
Atualmente, a Olimpíadas Especiais (Special Olympics) é o único programa mundial de treinamento e competições esportivas para crianças e adultos com deficiência intelectual. A SO está em 180 países, com aproximadamente 3,5 milhões de atletas e 800 mil treinadores e voluntários. Depois do movimento da Cruz Vermelha, a Olimpíadas Especiais (Special Olympics) é a organização que mais tem voluntários no mundo.
No Brasil - No Brasil, o movimento nasceu em 1990 no Distrito Federal com o nome de “Special Olympics Brasil” e atingiu 12 estados brasileiros. Em 2003, a “Olimpíadas Especiais Brasil” começou a trilhar um caminho para se tornar, em 2008, a Fundação Special Olympics Brasil. Hoje, a Fundação Special Olympics Brasil (SOB) possui 53 mil atletas cadastrados, 14 mil em treinamento e cinco mil competindo, 10 mil voluntários, três mil famílias, dois mil treinadores e 10 modalidades.
Em 2015, a Special Olympics Brasil adotou o nome Olimpíadas Especiais Brasil e continuou a ser uma organização sem fins lucrativos, filiada a Special Olympics International.  

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...